Vai vender seu iPhone antigo para comprar o 17? Saiba como valorizá-lo


Com o lançamento do iPhone 17, muitos usuários planejam vender seus modelos antigos para adquirir o novo. No entanto, uma dúvida comum surge nesse processo: o que fazer para garantir um bom valor de revenda? O primeiro passo é preparar o aparelho para a troca, o que inclui fazer backup dos dados, restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica e minimizar possíveis avarias físicas.
🔎 Veja os 6 celulares baratos que mais entregam nos games em 2025
➡️ Como vender iPhone usado? Guia completo traz tudo que você precisa saber
Depois disso, a plataforma Doji pode ser uma excelente aliada na hora de estimar o preço justo do iPhone usado. Um dos fatores-chave para a precificação é a saúde da bateria do celular, além do estado de conservação da tela e do corpo do aparelho. Nas próximas linhas, saiba como valorizar o seu iPhone antigo para vendê-lo e veja dicas para definir um preço competitivo para o aparelho.
Saiba-mais taboola
iPhone 17: saiba tudo sobre o novo celular da Apple
📝 Quais iPhones vão receber o iOS 26? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Initial plugin text
Vai vender seu iPhone antigo para comprar o 17? Saiba como valorizá-lo
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Qual é a melhor hora para trocar de iPhone?
Como preparar seu iPhone para uma troca
Como determinar o preço do iPhone
1. Qual é a melhor hora para trocar de iPhone?
Se existe uma melhor hora para trocar de iPhone, essa hora é agora. A janela de lançamento de um novo modelo pela Apple costuma abrir boas oportunidades de negociação. Caso você queira usar seu iPhone antigo para adquirir o iPhone 17, o ideal é negociá-lo antes do lançamento no Brasil — isso porque, após o lançamento, os modelos anteriores tendem a perder valor de mercado, o que pode desvalorizar o seu aparelho. Por outro lado, se a sua intenção é trocar por outro modelo que não seja o iPhone 17, a desvalorização pode jogar a seu favor, ajudando a reduzir a diferença de preço entre os dois aparelhos.
Saiba qual a melhor hora para trocar de iPhone
Mariana Saguias/TechTudo
2. Como preparar seu iPhone para uma troca
Faça backup dos arquivos
O primeiro passo para preparar seu iPhone para uma troca é fazer backup dos arquivos — como fotos, vídeos, documentos, entre outros — que estão salvos no celular. Esse procedimento pode ser realizado tanto pelo iCloud, diretamente no celular, quanto pelo iTunes, utilizando um computador.
No iPhone, vá em “Ajustes” e toque no seu nome. Em seguida, selecione “iCloud” e depois “Backup do iCloud”. Toque em “Fazer Backup Agora” para iniciar o processo. Importante: o aparelho precisa estar conectado a uma rede Wi-Fi para que o backup seja realizado corretamente.
Faça backup dos arquivos do iPhone
Reprodução/Mariana Tralback
Desconecte-se de contas importantes
Após concluir o backup, é importante desconectar suas contas principais — iTunes, iCloud e App Store — do iPhone. Essa ação evita que ocorram alterações nos dados que serão sincronizados no novo aparelho. Para isso, vá em “Ajustes” e toque no seu nome, no topo da tela. Em seguida, role até o final e selecione “Finalizar Sessão”. Digite a senha do seu ID Apple e toque em “Sair” para concluir o processo.
Apague o conteúdo e restaure o iPhone
Com o backup concluído e as contas desconectadas, você já pode apagar todo o conteúdo do iPhone e restaurá-lo para as configurações de fábrica. Esse procedimento garante que todos os dados armazenados no aparelho sejam removidos, permitindo que ele seja repassado sem risco de exposição das suas informações pessoais.
Vá em “Ajustes”, toque em “Geral” e role a tela até encontrar a opção “Transferir ou Redefinir o iPhone”. Na próxima tela, selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes” para iniciar a restauração.
Veja como resetar o iPhone
Reprodução/Anna Kellen
Limpe o iPhone e os acessórios
Também é importante limpar o iPhone e seus acessórios, como o cabo USB e o carregador. A higienização deixa o smartphone mais apresentável, livre de marcas de sujeira — especialmente aquelas impressões digitais indesejadas na tela e no corpo do celular. No caso dos acessórios, que geralmente são brancos, a sujeira tende a ser ainda mais visível e incômoda.
Para fazer a limpeza, utilize um pano de microfibra levemente umedecido com álcool isopropílico 70% ou álcool etílico 75%. Se for necessário limpar a entrada do carregador, use uma escova de dentes com cerdas macias para remover a poeira superficial. Para uma limpeza mais profunda, prefira um cotonete seco. Faça movimentos suaves e delicados para evitar danos aos conectores internos.
Use uma escova de dente macia para limpar conectores
Katarina Bandeira/TechTudo
Reduza ou repare danos físicos
Por fim, verifique se o iPhone apresenta danos físicos, como arranhões no corpo do aparelho, tela trincada ou rachada, desgaste na saúde da bateria, entre outros. Teste os botões de volume e o botão lateral (liga/desliga) para garantir que funcionam com um toque leve, sem exigir força excessiva. Confira também se o conector USB-C está operando normalmente, sem falhas de contato ou qualquer outro tipo de problema. Quanto menos avarias o aparelho apresentar, maior será seu valor de troca ou revenda.
Verifique se o iPhone possui danos físicos
Mariana Saguias/TechTudo
3. Como determinar o preço do iPhone
Depois de concluir todos os passos preparatórios, chega o momento que, para muitos usuários, é o mais complexo de todo o processo: definir o preço do iPhone. Felizmente, a plataforma britânica Doji, que recentemente iniciou suas operações no Brasil, pode ajudar nessa tarefa. Para estabelecer um valor justo pelo iPhone, a ferramenta utiliza três níveis de classificação com base no estado de conservação do aparelho:
Excelente: neste nível, o iPhone apresenta saúde da bateria com pelo menos 85%; tela em perfeita condição, sem rachadura ou trincas; corpo do telefone com danos leves, quase imperceptíveis.
Muito bom: saúde da bateria com até 83%; corpo do telefone com riscos e marcas aparentes, mas sem amassados ou rachaduras; tela com riscos mínimos, invisíveis quando ligada.
Bom: saúde da bateria com até 83% de boas condições; tela com poucos riscos aparentes, visíveis a um braço de distância; corpo do telefone com riscos e marcas aparentes, mas sem amassados ou rachaduras.
Para verificar a saúde da bateria no iPhone, vá em “Ajustes”, toque em “Bateria” e selecione “Saúde da Bateria e Carregamento”. Nessa tela, você encontrará todas as informações sobre o componente, como desempenho, capacidade de carregamento e se há necessidade de manutenção da bateria.
Nível de saúde da bateria pode valorizar o preço de revenda do iPhone
Danilo Paulo/TechTudo
Com essas informações em mãos, acesse o site “trocaonline.doji.com.br/vender” (sem aspas) e digite o modelo do seu iPhone no campo de busca. Em seguida, marque as opções que descrevem as especificações e o estado de conservação do aparelho. A plataforma retornará com uma estimativa de valor de revenda. Além disso, se possível, negocie o aparelho com a caixa original e todos os acessórios. Isso pode aumentar significativamente o valor final.
Com informações de Asurion e TechTudo (1 e 2)
Mais do TechTudo