Usa Android? 5 mitos sobre o sistema que você precisa esquecer hoje


Existem diversos mitos sobre os celulares Android. Embora muitos já tenham sido desmentidos, outros ainda persistem no imaginário dos usuários e podem ser mais prejudiciais do que benéficos para os aparelhos com esse sistema operacional. Um deles, por exemplo, afirma que aplicar pasta de dente na tela rachada resolve o problema. Outro bem popular afirma que colocar o smartphone no congelador ajuda a recuperar a bateria. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito mitos sobre o Android em que você acredita e por que precisa esquecer de vez.
🔎 7 funções do Android que vão facilitar a sua vida em 2025
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
8 mitos sobre o Android em que você acredita — e por que precisa parar de acreditar
Mariana Saguias/TechTudo
📝Como liberar espaço no celular Android? Veja no fórum do TechTudo!
8 mitos sobre o Android em que você acredita e por que precisa parar de acreditar
No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
O Modo Avião carrega duas vezes mais rápido
Fechar aplicativos em segundo plano economiza bateria
Mais RAM faz o celular ser mais rápido
Usar o Modo Anônimo esconde você na rede
Papéis de parede escuros economizam energia
1. O Modo Avião carrega a bateria duas vezes mais rápido
Um mito sobre celulares Android é que eles carregam mais rápido quando estão no Modo Avião. A ideia até faz sentido, já que o telefone não estará ativo buscando conexões via Wi-fi ou Bluetooth. No entanto, como o carregador já fornece a potência necessária para o carregamento rápido, o ganho obtido com o uso do Modo Avião é mínimo. Para garantir um carregamento eficiente, utilize cabos e carregadores de qualidade, preferencialmente originais ou, caso não seja possível, de marcas confiáveis e evite ambientes quentes. Se houver tempo disponível, desligar o aparelho também pode ajudar a acelerar o processo de recarga.
Modo avião não carrega o Android mais rápido
Eduardo Bartkevihi/ TechTudo
2. Fechar aplicativos em segundo plano economiza bateria
Certamente você já leu em diversos tutoriais que, para economizar bateria no Android, o recomendado é fechar aplicativos em segundo plano. Mas essa prática é considerada controversa. Os smartphones mais modernos já contam com recursos que interrompem ou bloqueiam automaticamente apps em segundo plano e realizar esse processo manualmente e com frequência pode, na verdade, aumentar o consumo de bateria.
Isso acontece porque, ao reiniciar um aplicativo que foi totalmente fechado, o sistema precisa localizá-lo na memória RAM e recarregar seu cache, um processo que exige muito da CPU. Ou seja, quanto mais vezes o Android precisar abrir um aplicativo do zero, maior será o gasto de energia. Neste caso, a dica é observar se algum software específico está apresentando problemas e, caso seja necessário, fechá-lo individualmente, sem comprometer o desempenho geral do aparelho.
Fechar apps em segundo plano continuamente não diminui o consumo de bateria
Thássius Veloso/TechTudo
3. Mais RAM faz o celular ser mais rápido
Outro mito controverso é que mais RAM torna o Android mais rápido. Embora os aparelhos com o sistema operacional do Google contem com recursos como RAM Plus (ou RAM Boost, dependendo da fabricante) para turbinar o desempenho, a verdade é que esse recurso pode ter o efeito contrário. Um dispositivo com 8 GB de RAM, bem gerenciado e com todos os recursos de otimização ativados, pode, por exemplo, apresentar desempenho superior ao de um com 16 GB.
Se você quer que seu Android não trave, opte por dispositivos com boa capacidade de armazenamento interno e um processador compatível com suas necessidades. Fique atento também às marcas que utilizam softwares pesados, pois eles podem sobrecarregar o sistema. Além disso, mantenha sempre entre 15% e 20% do armazenamento livre para o sistema poder operar com eficiência.
Mais memória RAM não significa telefone mais rápido
Ana Letícia Loubak/TechTudo
4. Usar o Modo Anônimo esconde você na rede
Você certamente já abriu o modo anônimo do Chrome no Android para fazer pesquisas sem deixar vestígios. Em parte, isso está correto. A guia anônima encerra todas as sessões de navegação em páginas acessadas, cookies e formulários preenchidos, assim que é fechada. Trata-se, num primeiro momento, de uma camada de privacidade para suas buscas na web.
No entanto, dados como IP, logins e todas as informações geradas pelo seu tráfego na rede ainda podem ser monitorados e rastreados pelos provedores de internet. Ou seja, embora a pessoa ao seu lado não saiba os sites questionáveis que você visitou, seu provedor certamente saberá.
Navegação no Modo Anônimo não é tão anônima assim
Reprodução/Shutterstock
5. Papéis de parede escuros economizam energia
Outro mito sobre Android é que o uso de papel de parede escuro ajuda a economizar energia. Bem, há um certo fundamento nisso, desde que a tela do seu celular seja do tipo AMOLED. Em aparelhos com telas LCD, por exemplo, a luz de fundo permanece acesa independentemente da cor exibida, anulando qualquer possível economia. Já nos dispositivos com tecnologia AMOLED, os píxeis se apagam nas áreas da tela que exibem preto, o que de fato reduz o consumo de energia.
Portanto, antes de largar um papel de parede estiloso em nome de uma suposta economia, verifique qual é a tecnologia da tela do seu aparelho. Como vimos, dependendo do modelo, o papel de parede escuro pode não fazer diferença alguma no consumo de energia.
Economia depende da tecnologia da tela
Ana Letícia Loubak/TechTudo
Com informações de Android Police
Mais do TechTudo
Veja também: One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos
One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos