Reparo em notebook: o que tem jeito e o que condena um laptop?
Se um notebook apresenta algum problema de funcionamento, ou mesmo se é danificado por queda ou impacto, em muitos casos pode parecer que não há mais salvação. No entanto, alguns defeitos que podem parecer muito graves, por vezes têm uma resolução simples e até acessível. Boa parte das peças de um laptop pode ser reparada ou substituída, mas também há itens específicos que, caso apresentem alguma falha ou funcionamento incorreto, podem inutilizar o aparelho definitivamente.
Para te ajudar a entender o que pode ou não ser reparado em um notebook, o TechTudo apresenta a seguir um guia completo sobre os componentes e qual tipo de procedimento deve ser adotado em cada reparo. O texto está separado em duas partes: itens reparáveis ou substituíveis e itens irreparáveis. Confira!
🔎 6 coisas que você sempre faz e que estão destruindo o seu notebook
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Entenda quais tipos de reparos são possíveis em notebooks
Fernando Sousa/Google Gemini IA
📝Notebook não liga e está com curto na placa: o que fazer? Entenda no Fórum TechTudo
Itens reparáveis ou substituíveis
1. Tela
A tela é, sem dúvida, um dos itens mais sensíveis em um laptop, sendo também um dos que, caso apresente falhas, pode comprometer totalmente a usabilidade do equipamento. No entanto, o display é um dos componentes que pode ser substituído, o que deve ser de grande ajuda em casos de danos por impacto ou problemas com o LCD.
É muito comum que, após sofrer um impacto, a tela acabe trincando ou mesmo formando linhas. Nesses casos, a troca do componente pode resolver o problema. É claro que alguns modelos possuem uma oferta maior de itens para substituição no mercado, entre eles linhas como Acer Aspire, Dell Inspiron, Lenovo Ideapad ou mesmo Asus Vivobook.
É importante observar que cada modelo de notebook utiliza um tipo de tela específico, o que exige que você encontre o modelo compatível com cada equipamento. A troca pode exigir alguma expertise em montagem e manutenção de notebooks, desse modo, o ideal é procurar um técnico especializado. Além de verificar a disponibilidade do componente, o profissional também vai atestar que o problema é diretamente no display, já que problemas no cabo flat ou mesmo no sistema podem fazer com que a tela não exiba nenhuma imagem.
2. Teclado
O teclado é mais um componente que pode ser substituído, sendo ainda um item que, na maior parte dos modelos, tem um custo baixo para comprar uma peça nova. Alguns notebooks permitem que o teclado seja removido sem abrir o laptop, enquanto outros exigem a desmontagem parcial do equipamento.
Antes, é importante descobrir se o seu laptop possui uma forma simples de remoção do teclado ou se exige a desmontagem, observando o manual e fazendo buscas online com o nome do modelo. No caso de exigir a desmontagem, pode ser interessante contactar um técnico, já que a abertura de alguns equipamentos exige um pouco mais de cuidado.
Retirada do teclado do notebook
Reprodução/Raquel Freire
3. Bateria
Quando a bateria apresenta falhas, o primeiro sinal é a perda de autonomia, o que faz com que você tenha que manter o notebook ligado ao carregador e fique menos tempo longe da tomada. Felizmente, a bateria é mais um item de substituição simples, principalmente em notebooks um pouco mais antigos, nos quais o componente pode ser facilmente removido – dispensando o trabalho de um técnico.
Em modelos mais novos, a bateria é um componente interno, o que vai exigir a abertura da tampa traseira do laptop. No entanto, uma vez que o notebook for aberto, a bateria costuma ter um acesso fácil e é conectada por um único cabo, que apesar de sensível, pode ser removido sem grandes problemas. Caso não se sinta à vontade em desmontar o notebook, vale procurar um especialista ou um usuário mais experiente.
Assim como acontece com as telas, existe uma boa oferta de baterias no varejo online, mas o componente também precisa ser compatível com o modelo do notebook. Por isso, esteja atento na hora de comprar.
Se o notebook tiver a bateria removível, o processo é mais simples
Filipe Garrett/TechTudo
4. Base/chassi
A carcaça é a parte “responsável” por suportar impactos e proteger as peças internas de um notebook. Grandes quedas ou batidas fortes podem causar, além de problemas estéticos, falhas no uso do laptop. A troca do chassi pode exigir uma desmontagem completa do notebook, por isso, talvez seja interessante chamar um técnico especialista.
Durante a desmontagem é preciso ter muito cuidado para não romper algum cabo flat ou até enfrentar dificuldades na hora de deixar tudo no lugar correto. Na hora de comprar, peças novas não são assim tão comuns, mas modelos mais populares contam com uma boa oferta em sites de vendas populares.
5. RAM e armazenamento
Caso tenha adquirido um notebook com um volume menor de RAM, ou mesmo se deseja expandir, muitos modelos permitem substituir os módulos existentes ou também adicionar novos. Mas aqui vale um alerta: diversos laptops modernos têm sido fabricados com módulos de RAM soldados à placa-mãe, o que impossibilita a troca ou mesmo o upgrade. Assim, o mais indicado é verificar no manual do equipamento sobre a possibilidade de substituir o componente.
Alguns notebooks oferecem uma tampa de acesso rápido para os módulos de RAM, permitindo que até os usuários mais inexperientes façam a troca. No entanto, alguns modelos vão exigir a remoção da tampa inferior do equipamento, o que não chega a ser um procedimento tão complicado, mas que pode intimidar quem não tem o hábito de abrir dispositivos e eletrônicos.
Problemas na memória RAM podem fazer notebook apitar
Filipe Garrett/TechTudo
Para o armazenamento, temos um cenário similar: alguns notebooks possuem tampas de acesso rápido ao HD ou SSD, enquanto outros vão exigir a desmontagem parcial do equipamento para chegar às unidades de armazenamento. E sim, também existem notebooks que contam com armazenamento soldado à placa, com soluções Flash, que normalmente oferecem baixa capacidade e desempenho, estando presentes principalmente em laptops de entrada.
Antes de adquirir um novo HD ou SSD para o seu notebook, fique atento ao tipo de solução compatível. Modelos modernos trazem suporte a unidades NVMe PCIe, enquanto outros suportam M.2 com interface SATA, e laptops um pouco mais antigos apenas os HDs ou SSDs com interface SATA.
Usar o SSD no lugar de um HD pode revitalizar o seu notebook antigo e transformá-lo em novo sem gastar muito
Divulgação/Freepik
6. Placa de rede Wi-Fi
A placa de rede é mais um item que pode ser substituído caso apresente algum problema, ou mesmo se você quiser uma solução com mais desempenho. Além do Wi-Fi, a mesma placa pode oferecer o sinal de Bluetooth, fazendo com que o upgrade aprimore sua experiência com ambas as tecnologias.
A placa de rede está conectada à placa-mãe, o que vai exigir acesso à parte interna do seu notebook, sendo um componente que tem uma instalação similar à de um SSD NVMe. Vale pesquisar qual tipo de placa é suportado pelo seu laptop, uma vez que existem modelos com várias conexões, mas o componente é mais um que aparece em abundância no mercado.
Se preferir, também pode adquirir uma placa de rede com conexão USB, que vai oferecer uma instalação muito mais simples e compatibilidade com praticamente qualquer laptop. Entretanto, o desempenho pode ficar abaixo do que uma solução interna.
Placa de rede sem fio Intel, compatível com diversos modelos de notebook.
Divulgação/ Intel
Itens irreparáveis:
1. Processador
A grande maioria dos notebooks não permite que o processador seja substituído, o que faz com que, caso haja algum problema com o componente, seja necessário trocar toda a placa-mãe.
Dependendo do dano, é possível reparar o item em um procedimento técnico que faz a remoção do componente (que é soldado) e instala-o novamente com uma nova solda. Porém, esse tipo de processo não é tão comum e não oferece uma certeza de eficiência. Isso porque os processadores de notebooks não são vendidos separadamente, o que exige que a troca por outro componente removido de uma outra placa.
É importante escolher bem o processador do seu notebook: você não poderá trocá-lo por uma CPU mais rápida
Filipe Garret/TechTudo
2. Placa de vídeo
A placa de vídeo do notebook é mais um componente soldado na placa-mãe. Assim, temos um cenário similar ao que acontece com os processadores. Em alguns casos, a peça até pode ser substituída, o que vai exigir uma placa similar doadora, visto que GPUs para laptops também não são vendidas separadamente. Ou seja, se acontecer algum defeito no componente, a solução mais simples é comprar um novo notebook.
3. Placa-mãe
Uma vez que boa parte dos componentes mais importantes de um laptop são soldados à placa-mãe, a troca da mesma passa a ser praticamente inviável.
No caso de problema com itens como chipset, slot para RAM, saídas de áudio e vídeo, além da placa-mãe, a troca também vai exigir que você adquira um componente com um processador e GPU. Ou seja, a única alternativa possível (e muito difícil) seria uma placa vinda de um laptop doador, já que no mercado não encontramos placas-mãe novas para notebooks à venda.
Limpar o interior do notebook, desobstruindo entradas e saídas de ar, é algo que você também pode tentar
Filipe Garrett/TechTudo
4. Conectores
Se você tiver problema em alguma saída de áudio, vídeo ou rede de seu laptop, talvez precise considerar um novo equipamento – principalmente se o defeito for na saída HDMI. É verdade que já existem notebooks que transmitem vídeo por meio de uma porta USB tipo C, mas os equipamentos ainda não são maioria no mercado e correspondem principalmente ao segmento mais avançado.
Ainda assim é possível utilizar placas de som USB, ou mesmo adaptadores USB para rede com ou sem fios. No entanto, tal atitude pode comprometer o uso das portas e impactar na usabilidade do equipamento, que passará a exigir diversos outros dispositivos conectados para funcionar adequadamente.
Em alguns casos, é possível realizar o reparo em saídas de áudio e vídeo que são soldadas à placa, mas você vai precisar de um especialista, que não é tão comum de encontrar e que pode exigir um custo alto para o procedimento.
Mesmo leve e fino, o notebook não abre mão das principais conexões
João Gabriel Balbi/TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: assista ao vídeo abaixo e descubra três segredos que as empresas não te contam sobre montar um PC
3 segredos que as empresas não te contam sobre montar um PC