Primeiras impressões do EA FC 26: o que você precisa saber antes de comprar


EA Sports FC 26 é o novo título esportivo da Electronic Arts. Com a promessa de ouvir a comunidade, o game chega aos consoles e ao PC no dia 26 de setembro com mudanças significativas na gameplay, e modos de jogo renovados. A principal novidade está na defesa, que agora é menos automática, e exige do jogador mais habilidade para garantir vitórias no game. Os goleiros também foram corrigidos, e deixam menos rebotes durante a partida. Além disso, o Ultimate Team e, em especial, o Modo Carreira também ganham novas features e melhorias em relação ao EA Sports FC 25.
Apesar das alterações, vale destacar que a engine do game, a Hypermotion V, se mantém a mesma desde o EA Sports FC 24. Por isso, não temos grandes mudanças no motor gráfico de um jogo para o outro, e honestamente isso é bom. Nessa altura do campeonato, parece que a EA se debruçou em resolver os problemas antigos, com ajustes finos. E conseguiu em boa parte deles. Pensando nisso, o TechTudo conta as primeiras impressões sobre o novo título da EA. Confira, a seguir, o que muda na jogabilidade, nos gráficos e em cada modo de jogo, as novidades da antiga geração, crossplay e os requisitos para baixar no PC.
🎮 EA FC 26 vs EA FC 25: o que realmente mudou? Veja comparação dos games
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Ultimate Team, Clubs e Temporadas terão uma gameplay modificada, mais arcade, no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
👉 Qual é o melhor jogo online de futebol? Opine no Fórum do TechTudo
EA FC 26: tudo que você precisa saber antes de jogar
Como está a gameplay do EA FC 26?
Fim das sobradas de bola e botes mais precisos
Gráficos do EA FC 26 sofrem poucas alterações
O que muda no Modo Carreira?
Novidades no Ultimate Team
Como será o EA FC 26 no PS4, Xbox One e Switch?
Tem crossplay no FC 26?
Preços, versões e datas de lançamento
Requisitos para baixar no PC
1. Como está a gameplay do EA FC 26?
EA FC 26 estreou duas novos estilos de jogabilidade. A “Gameplay Competitiva”, exclusiva para os modos online do game, como o Ultimate Team, Clubs, Temporadas e Amistosos Online, tem partidas com aumento da velocidade, precisão de dribles, menos fadiga e uma defesa mais fraca. As linhas de zaga, por exemplo, estão mais frouxas, e demandam maior habilidade do jogador para evitar um número maior de ataques. Portanto, acabou o tempo de marcação automática no EA FC, pelo menos por enquanto.
Já a “Gameplay Autêntica”, que, como o próprio nome diz, tenta ser fiel ao realismo do futebol, mantêm as configurações mais próximas da simulação. É o tipo de jogo para o usuário que gosta de partidas mais disciplinadas, menos previsíveis, com muita estratégia e imersão. Em resumo, os ajustes incluem parâmetros mais comuns e realistas, especialmente no que diz respeito ao posicionamento de todos os atletas em campo, seja na defesa ou ataque. Esse estilo já estava disponível no título anterior, mas agora ganhou alterações mais significativas, com goleiros e defensores mais precisos, e dribles e velocidade menores, como na vida real. Essa jogabilidade só poderá ser utilizada no Modo Carreira, Torneios e Jogo Rápido. Vale destacar, contudo, que o jogador pode decidir qual estilo usar em jogos off-line.
EA FC 26 terá duas jogabilidades diferentes: Autêntica e Competitiva
Divulgação/Electronic Arts
2. Fim das sobradas de bola e botes mais precisos
A EA prometeu e cumpriu. Finalmente temos goleiros melhores, que conseguem espalmar a bola para o lado de fora do campo, evitando as famosas sobradas que já irritaram muitos jogadores de edições passadas. É surpreendente falar, mas eles estão realmente melhores, com animações que deixam poucas margens para erros grotescos – eles ainda acontecem, mas com menos frequência.
Outra mudança significativa está nos botes e carrinhos, que, quando realizados com precisão, estão mais recompensadores. Em modos de jogo mais competitivos, como o Fut Champions, essas alterações devem garantir, pelo menos nesse primeiro momento, resultados mais justos.
3. Gráficos do EA FC 26 sofrem poucas alterações
Visualmente, o jogo se mantém semelhante às versões anteriores, independente da geração de consoles, mas claro com alguns refino e polimentos em certos detalhes. Novas faces de jogadores, estádios, uniformes retrôs e patches das transmissões foram as mudanças mais significativas nos gráficos do game.
A grande mudança mesmo está nas configurações de acessibilidade. Com o modo Alto Contraste, é possível separar totalmente as cores dos objetos cruciais do jogo, como os atletas de cada time, árbitro, a bola e o gramado. As sombras também podem ser desligadas, seja do estádio ou dos personagens, melhorando a visualização em partidas durante o dia, por exemplo, onde a diferença de iluminação atrapalhava (um alívio!).
EA FC 26 ganha ‘grandes’ mudanças na jogabilidade
Divulgação/Electronic Arts
4. O que mudou no Modo Carreira?
Entre os modos de jogo, o que mais ganhou novidades foi o Modo Carreira, principalmente no Modo Treinador. O grande destaque é o “Live”, que cria diversos cenários e histórias para os jogadores iniciarem suas carreiras como técnico. Além disso, os novos Desafios apresentam diversos objetivos que o usuário pode cumprir em troca de recompensas, como, por exemplo, uniformes adicionais. Cada desafio tem configurações básicas já definidas, como a data de início, qual time ou grupo de times disponíveis, as ligas e competições, as regras de transferências, expectativas da diretoria, entre outros pontos.
Modo Carreira ganha o ‘Manager Live Hub’ no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Além disso, o modo tem um novo Mercado de Treinadores que permite que os clubes controlados pela IA troquem de técnicos dependendo dos resultados em campo, como acontece na realidade. A escolha dos substitutos, inclusive, será feita com base no perfil tático do treinador anterior e abre a possibilidade até mesmo para a efetivação de interinos. Além disso, o jogador pode aproveitar clubes vagos para se candidatar a vagas.
Mercado de treinadores no Modo Carreira do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Os usuários também podem acessar mais informações graças às tabelas aprofundadas, classificações e estatísticas de outras ligas. Eventos aleatórios também podem mudar os rumos de cada carreira, seja com lesões inesperadas, mudanças na diretoria ou na política de transferências, ou, até mesmo, com acontecimentos externos e publicações da mídia.
As renovações de contrato agora sãoo mais difíceis, com os atletas cobrando por acordos melhores e aumentos salariais ou, por outro lado, recusando as propostas, por desejarem trocar de clube. A lógica do mercado de transferências também foi mudada no FC 26 e as equipes controladas pela IA não acumulam mais jogadores da mesma posição, algo frequente nas edições passadas. Por fim, os torneios de base permitem substituições nas partidas, com dois estádios diferentes: um básico, para clubes menores, e um maior, dos grandes times.
Eventos aleatórios, como a venda do clube ou problemas no vestiário podem acontecer no Modo Carreira do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
5. Novidades no Ultimate Team
O Ultimate Team ganhou uma novidade bem interessante com a chegada dos Torneios, competições eliminatórias de quatro jogos para os usuários disputarem recompensas. Ao todo, são cinco tentativas diárias em busca do título. Além disso, o EA FC 26 também adicionou a Liga Desafiantes, uma nova competição de segunda divisão para os jogadores que ainda estão nas divisões de acesso do modo.
Ibrahimovic terá um time apenas de ‘Zlatans’ no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
O UT também terá uma ‘curva de evolução’ menor. Isso significa que os jogadores vão demorar mais tempo para conquistar cartas muito fortes, fazendo com que os atletas Ouro, por exemplo, sejam utilizados por mais tempo. O objetivo da Electronic Arts é prender os usuários por mais meses no novo game, algo que não aconteceu no EA FC 25, em que era mais fácil de ter os melhores atletas do modo.
Como resultado, as premiações estão nerfadas nas primeiras semanas do jogo, além das evoluções. Ao que tudo indica, a EA quer resgatar a maneira como se jogava o modo em meados do Fifa 17, evitando que na primeira semana a maioria dos jogadores já tenham um elenco composto por cartinhas especiais.
A lista de Icons no EA FC 26 também aumentou com a chegada de 12 novos ex-jogadores disponíveis em packs, objetivos e no mercado de transferências. Zlatan Ibrahimović, Francesco Totti, Andrés Iniesta, Cha Bum-kun, Toni Kroos, Giorgio Chiellini, Oliver Kahn, Marcelo, Alex Morgan, Caroline Seger, Sissi e Steffi Jones são as novas cartas.
Os 12 novos Icons do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
6. Como será o EA FC 26 no PS4, Xbox One e Switch?
Assim como nas edições anteriores, a nova versão do simulador de futebol da EA não teve incluir todas as novidades para o PS4, Xbox One e Nintendo Switch 1, considerada a antiga geração de consoles. O título chegará aos consoles de forma mais ‘rasa’, sem exatamente os mesmos conteúdos e novas features, especialmente na parte visual. Cutscenes e câmeras, por exemplo, costumam ser exclusivas para as versões de PS5, Xbox Series X/S e PC.
A versão de EA Sports FC 26 para PlayStation 4 será parecida com a de EA Sports FC 25, com novidades, porém sem alguns recursos
Reprodução/Electronic Arts
No Switch, a tendência é de um jogo ainda mais simples, devido às limitações técnicas do console da Nintendo. Os gráficos e a jogabilidade, por exemplo, não acompanham as mesmas evoluções dos outros consoles. Apesar disso, os modos de jogo, em especial o UT e o Modo Carreira, devem ser bem semelhantes, incluindo as principais features e mudanças técnicas em toda a gameplay e menus.
7. Tem crossplay no FC 26?
EA Sports FC 26 virá com a funcionalidade de crossplay, porém, a função é acessível apenas para consoles da mesma geração. Nesse caso, usuários de PlayStation 5 (PS5), Xbox Series S, Xbox Series X e PC poderão jogar juntos, mas não com quem tiver PlayStation 4 (PS4) ou Xbox One. Ou seja, jogadores do PS4 e do One jogam exclusivamente entre si.
Gameplay Competitiva, para os modos online do EA FC 26, terá câmera exclusiva no UT
Reprodução/Electronic Arts
O crossplay também não está disponível para todos os modos de gameplay, apenas para Temporadas Co-Op, Pro Clubs, Rush, Ultimate Team e Amistosos Online. Lembrando que o crossplay é uma funcionalidade opcional, é possível desativá-lo, mas isso poderá aumentar o tempo de espera para encontrar adversários.
8. Datas de lançamento, preços e versões
EA FC 26 tem lançamento marcado para o dia 26 de setembro em todas as plataformas, mas é possível ter acesso antecipado ao game. Usuários que adquirirem a versão ‘Ultimate’ — a mais cara e completa — recebem, entre outros benefícios, a possibilidade de começar a jogar no dia 19 de setembro, uma semana antes. O teste de 10 horas do EA Play, serviço de assinatura da Electronic Arts, também concede a entrada antecipada ao FC 26. A assinatura, inclusive, concede também 10% de desconto na compra do jogo.
Capas das edições Standard e Ultimate de EA FC 26
Divulgação/EA. Editado por Róbson Martins
Preço de lançamento em cada edição:
9. Requisitos para baixar o EA FC 26 no PC
Requisitos mínimos e recomendados
Com informações de Electronic Arts.
Mais do TechTudo