Os 10 filmes de faroeste que mais marcaram as décadas do cinema
Os filmes de faroeste ocupam um lugar especial na história do cinema, sendo um dos gêneros mais aclamados da sétima arte. Década após década, ao menos uma produção de bangue-bangue se destacou entre os lançamentos, reafirmando sua força e influência. Desde o clássico No Tempo das Diligências (1939), passando por Três Homens em Conflito (1966), marco da icônica Trilogia do Dólar, até Os Imperdoáveis (1992), vencedor do Oscar de Melhor Filme, o gênero nunca deixou de se reinventar nas telonas. E, mais recentemente, títulos como o moderno Ataque dos Cães (2021) mostram que os filmes de faroeste continuam vivos e atravessam gerações.
Essas produções atemporais podem ser assistidas em diferentes plataformas, como Amazon Prime Video, Netflix, e HBO Max. Por isso, pensando em quem quer conhecer os filmes de faroeste que marcaram décadas, o TechTudo preparou uma lista de produções aclamadas que deixaram seu nome na história do gênero. A seguir, você confere detalhes sobre grandes filmes de faroeste, como sinopse, elenco, repercussão das obras e onde assistir cada um.
🎬10 filmes de faroeste quase perfeitos, segundo o Rotten Tomatoes
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
No Tempo das Diligências é um clássico antigo lançado no final da década de 1930
Reprodução/Prime Video
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você encontrará:
No Tempo das Diligências (Década de 1930)
Rio Vermelho (Década de 40)
Matar ou Morrer (Década de 50)
Três Homens em Conflito (Década de 60)
Mais Forte que a Vingança (Década de 70)
Silverado (Década de 80)
Os Imperdoáveis (Década de 90)
Onde os Fracos Não Têm Vez ( Década de 2000)
Django Livre (Década de 2010)
Ataque dos Cães (Década de 2020)
1. No Tempo das Diligências (Década de 1930)
Lançado no final da década, em 1939, No Tempo das Diligências é um clássico antigo dirigido pelo cineasta John Ford (Rastros de Ódio) e considerado uma obra revolucionária por se aprofundar em temas mais sombrios. Ambientada no Arizona, estado dos Estados Unidos, a trama segue um grupo de pessoas distintas que viajam por um território hostil.
Neste ambiente nada convidativo, eles confrontam seus preconceitos e dilemas para sobreviverem. O filme, protagonizado por John Wayne (O Último Pistoleiro), é premiado com dois Oscars, além de registrar 7.8 pontos no IMDb e 100% de apoio da crítica no Rotten Tomatoes. O longa está disponível nos streaming Plex, Telecine e Prime Video.
No Tempo das Diligências é um clássico antigo considerado revolucionário
Divulgação/IMDb
2. Rio Vermelho (Década de 40)
Ambientado após a Guerra Civil Americana, esse clássico do faroeste lançado em 1948 deixa seu legado com uma história de violência e conflitos. A trama segue o personagem Thomas Dunson, um rancheiro temperamental que decide atravessar o Texas com seu filho adotivo em uma expedição até Missouri, dois estados distantes nos Estados Unidos, para vender suas cabeças de gado. A viagem é marcada por brigas, traições e o rompimento de um forte vínculo afetivo.
O astro John Wayne estrela a produção sob o comando dos cineastas Howard Hawks (Onde Começa o Inferno) e Arthur Rosson (A Última Prisioneira). Cheio de ação e reviravoltas, Rio Vermelho tem 7.8 pontos no IMDb e 100% de apoio da crítica no Rotten. A obra está disponível no Amazon Prime Video com o canal Looke.
Rio Vermelho é clássico do faroeste lançado em 1948 que deixa seu legado com uma história de violência e conflitos
Reprodução/The Movie Database
3. Matar ou Morrer (Década de 50)
Bem no início de uma década de revolução cultural nos Estados Unidos, Matar ou Morrer chegava às telonas em 1952 para fazer história no cinema com temas complexos e narrativa inovadora. Ambientada no Novo México, a trama gira em torno do casamento de um xerife local que está prestes a se aposentar para viver em paz com sua mulher. Contudo, sua rotina muda quando ele descobre que um antigo inimigo foi solto e está voltando para se vingar.
O diretor Fred Zinnemann (O Dia do Chacal) traz para o elenco principal os atores Gary Cooper (Sargento York), Grace Kelly (Janela Indiscreta) e Thomas Mitchell (…E o Vento Levou). Com elogios nos principais sites especializados, o thriller tem nota 7.9 no IMDb e 95% no Rotten Tomatoes. Matar ou Morrer está disponível no Telecine, Amazon Prime Video e para aluguel na Apple TV+.
Matar ou Morrer chegava às telonas em 1952 para fazer história no cinema com temas complexos
Reprodução/JustWatch
4. Três Homens em Conflito (Década de 60)
Encerrando a icônica trilogia do dólar, criada pelo cineasta italiano Sergio Leone, Três Homens em Conflito é um marco atemporal do faroeste spaghetti, lançado em 1966 e lembrado até os dias atuais pela cena do impasse mexicano. Situado durante a Guerra Civil Americana, o enredo acompanha três pistoleiros traiçoeiros.
Eles se unem para procurar um tesouro confederado escondido em um cemitério no Velho Oeste. O longa é estrelado por Clint Eastwood (Menina de Ouro), ao lado de Eli Wallach (Boneca de Carne) e Lee Van Cleef (Fuga de Nova York). Presente no Prime Video, com o canal MGM+, e para aluguel no Apple TV+, o filme registra 97% de aprovação crítica no Rotten e 8.8 pontos no IMDb.
Cena do “impasse mexicano” ficou conhecida após o filme Três Homens em Conflito
Reprodução/The Movie Database
5. Mais Forte que a Vingança (Década de 70)
Lançado em 1972, Mais Forte que a Vingança se consolidou como um dos grandes faroestes da década ao resgatar a força épica do gênero. Inspirado em fatos reais, o enredo acompanha Jeremiah Johnson, um ex-militar que abandona a vida nas cidades para viver isolado nas montanhas. Porém, sua busca por paz é abalada quando ele entra em conflito com a tribo Crow.
A partir desse evento, eles passam a persegui-lo sem trégua. Sob a direção de Sydney Pollack (Tootsie), o clássico estrelado por Robert Redford (Todos os Homens do Presidente) e Will Geer (Winchester ’73) ostenta 7.6 pontos no IMDb e 91% de aprovação no Rotten. Mais Forte que a Vingança está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
Lançado em 1972, Mais Forte que a Vingança se consolidou como um dos grandes faroestes da década
Divulgação/IMDb
6. Silverado (Década de 80)
Marcando o renascimento do gênero nos anos 1980, Silverado homenageia os clássicos do faroeste com uma narrativa cheia de ação, desertos e pistoleiros. A trama segue quatro forasteiros que se conhecem durante suas jornadas e acabam formando uma improvável aliança para libertar uma pequena cidade dominada por corrupção e violência. Entre duelos, traições e amizades inesperadas, o filme revisita a essência do velho oeste com uma roupagem mais moderna.
A produção é dirigida por Lawrence Kasdan (O Reencontro), conhecido também pelo roteiro de Os Caçadores da Arca Perdida. No elenco, estão: Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda), Scott Glenn (O Silêncio dos Inocentes) e Kevin Costner (Dança com Lobos). Adaptando o romance western de Vardis Fisher, o projeto conquistou 7.2 pontos no IMDb e 76% de aprovação no Rotten Tomatoes. Silverado está disponível para na HBO Max e Prime Video, com canal adicional.
Silverado, lançado em 1985, é um dos filmes de faroeste que marcou a década ao resgatar a essência dos filmes antigos
Reprodução/IMDb
7. Os Imperdoáveis (Década de 90)
Lançado em 1992, Os Imperdoáveis se consolidou como um dos maiores faroestes da história do cinema com a assinatura de um veterano do gênero, Clint Eastwood (Gran Torino), que além de estrelar a obra também dirige a produção revisionista. O enredo acompanha William Munny, um pistoleiro aposentado que tenta deixar o passado de violência para trás, mas retorna ao ofício ao aceitar a missão de eliminar dois cowboys responsáveis por agredir brutalmente uma prostituta.
No elenco principal, o astro americano Eastwood contracena com nomes como Gene Hackman (Operação França), Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade) e Richard Harris (Harry Potter e a Pedra Filosofal). Considerado uma obra-prima do faroeste moderno, o filme é vencedor de quatro Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Combinando ação, suspense e drama, o filme acumula 8.2 pontos no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os Imperdoáveis está disponível no catálogo da HBO Max.
Os Imperdoáveis é um faroeste revisionista que se consolidou como um dos maiores da história
Reprodução/The Movie Database
8. Onde os Fracos Não Têm Vez ( Década de 2000)
Em 2007, os irmãos Joel e Ethan Coen (Ave, César!) surpreendem o mundo da sétima arte com uma mistura visceral de faroeste moderno e thriller psicológico, baseado no romance homônimo de Cormac McCarthy. Situada no deserto texano dos anos 1980, a trama acompanha Llewelyn Moss, um caçador que foge com uma mala de dinheiro abandonada pelo tráfico de drogas e acaba se colocando na mira de Anton Chigurh, um assassino frio que deixa marcas de violência por onde passa.
Premiado com quatro Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, Onde os Fracos Não Têm Vez é estrelado por Tommy Lee Jones (O Fugitivo), Javier Bardem (Duna – Parte 2) e Josh Brolin (Vingadores: Ultimato). Nos agregadores, o projeto tem 8.2 pontos no IMDb e 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Para quem se interessou pela história, o suspense está disponível para assistir grátis no Mercado Play e também para aluguel ou compra no Amazon Prime Video e Apple TV+.
Onde os Fracos Não Têm Vez é um faroeste moderno que marcou a década ao misturar a estética do velho oeste com um thriller psicológico envolvente
Divulgação/IMDb
9. Django Livre (Década de 2010)
Chegando em 2012, Django Livre rouba a cena trazendo mais uma vez o gênero para os holofotes das principais premiações. Com uma repaginada do Velho Oeste, o longa marca a década ao unir o estilo único de Quentin Tarantino (Kill Bill) com uma crítica contundente à escravidão nos Estados Unidos. A trama se passa no sul do país, pouco antes da Guerra Civil, e acompanha Django, um escravizado liberto por caçador de recompensas que quer em resgatar sua esposa das mãos de um escravagista.
O elenco contém atuações de Jamie Foxx (Colateral), Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) e Leonardo DiCaprio (O Regresso). O filme de faroeste moderno, com elementos clássicos, conquistou dois Oscars, incluindo Melhor Roteiro Original. Disponível para alugdar no Amazon Prime Video, a obra conquistou elogios nos principais sites especializados, com nota 8.5 no IMDb e 87% de apoio no Rotten Tomatoes.
Com uma repaginada do velho oeste, Django Livre marca a década ao unir o estilo único de Quentin Tarantino (Kill Bill) com uma crítica contundente à escravidão nos Estados Unidos
Divulgação/IMDb
10. Ataque dos Cães (Década de 2020)
Rompendo com estereótipos, essa obra lançada em 2021 representa a releitura contemporânea do gênero ao trazer um faroeste psicológico intenso e desconstruído. Dirigido pela cineasta Jane Campion (O Piano), Ataque dos Cães é ambientado em 1925 e acompanha o conflito entre um caubói rude e introspectivo com a nova família de seu irmão, que se muda para o rancho gerando eventos inesperados.
Com atuações aclamadas de Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), Kirsten Dunst (Homem-Aranha) e Jesse Plemons (Breaking Bad), a produção é baseada no romance de Thomas Savage. O filme original da Netflix rendeu a Campion o Oscar de Melhor Direção em 2022 e também boas pontuações nos principais agregadores, com 6.8 pontos no IMDb e 94% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes.
Ataque dos Cães representa a releitura contemporânea do gênero ao trazer um faroeste psicológico intenso
Divulgação/Netflix
Com informações de IMDb (1), Rotten Tomatoes (1), EW (1)
🎥 6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
Mais do TechTudo
Selecionar uma imagem
Initial plugin text