Google desmente ataque que atingiria 2,5 bi de contas do Gmail; saiba mais


Na última semana, circulou na Internet a informação de que o Google teria solicitado que seus 2,5 bilhões de usuários do Gmail trocassem a senha após um suposto ataque hacker. A empresa, no entanto, negou ao G1 que isso tenha acontecido.
O boato ganhou força principalmente em sites norte-americanos, ao confundir o Gmail com um caso de incidente de segurança na Salesforce, que é usado internamente pelo Google. O equívoco não faz sentido, já que o serviço de nuvem da Salesforce não tem ligação com as contas pessoais do Gmail. Confira a seguir mais detalhes sobre como se deu o boato e quais as recomendações da empresa.
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Google desmente ataque que atingiria 2,5 bi de contas do Gmail; saiba mais
Reprodução
Como surgiu a informação falsa
Segundo informações do G1, o Google reconheceu que o boato pode ter surgido a partir de um episódio distinto, envolvendo a Salesforce. Em junho, um sistema interno ligado ao Google Ads foi alvo de um ataque hacker, mas, segundo a empresa, apenas “informações básicas de contato comercial”, como nomes, telefones e anotações, foram afetadas.
Na mesma semana em que a notícia falsa sobre o Gmail começou a circular, o Google publicou uma atualização sobre o caso da Salesforce, orientando os clientes a trocar as senhas do serviço. Por isso, ocorreu uma associação equivocada.
O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google que afirmou:
“As proteções do Gmail são fortes e eficazes. Recentemente, surgiram alegações imprecisas que afirmavam, de forma incorreta, que emitimos um alerta geral a todos os usuários do Gmail sobre um grande problema de segurança. Isso é totalmente falso.”
A empresa também reforça que ataques maliciosos estão sempre ocorrendo, mas que as proteções do Google continuam bloqueando a maioria das tentativas de phishing e malware antes que cheguem aos usuários.
Google alerta seus 2,5 bi de usuários do Gmail para atualizarem suas senhas após “invasões bem-sucedidas
Mariana Saguias/TechTudo
Como se proteger?
Mesmo com a informação falsa, o Google recomenda boas práticas para reforçar a proteção das contas:
Criar senhas fortes e únicas para cada serviço;
Atualizar senhas regularmente, mesmo sem suspeita de invasão;
Ativar autenticação em dois fatores, via SMS ou aplicativos de autenticação;
Ficar atento a e-mails suspeitos, links desconhecidos e solicitações de códigos de verificação;
Utilizar alternativas seguras de senha, como chaves de acesso;
Aprender a identificar e denunciar ataques de phishing.
Essas medidas protegem não apenas o e-mail, mas também informações pessoais contra golpes mais amplos, como fraudes financeiras e clonagem de identidade.
Com informações de Blog do Google (1 e 2) e G1

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