Esses 9 filmes podem representar o Brasil no Oscar 2026


Nove filmes que podem representar o Brasil no próximo Oscar já estão disponíveis no streaming. Entre os principais títulos estão Homem com H (2025), Vitória (2025) e Oeste Outra Vez (2025), disponíveis em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. A lista é feita pela Academia Brasileira de Cinema e pré-seleciona longas brasileiros que podem ser indicados na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A seleção oficial será divulgada em setembro. O último título a vencer este troféu foi Ainda Estou Aqui (2024), marcando a primeira vitória do Brasil na premiação.
Para quem quer sair na frente e já conferir os filmes nacionais que estão bombando e podem concorrer ao Oscar no próximo ano, o TechTudo separou todos os títulos pré-selecionados pela Academia. Confira enredo, elenco e repercussão dos nove que já podem ser assistidos online.
🎬Esses são os 15 filmes de maior bilheteria dos anos 80
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro, pode representar o Brasil no Oscar 2026
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo, você encontra:
Baby (2024)
Homem com H (2025)
Kasa Branca (2024)
Malu (2024)
Manas (2024)
Oeste Outra Vez (2024)
Retrato de um Certo Oriente (2024)
Vitória (2025)
O Filho de Mil Homens (2025)
Filmes fora do streaming
1. Baby (2024)
Após sair de um centro de detenção, Wellington se vê perdido em São Paulo, sem família e sem dinheiro. É quando ele encontra Ronaldo, um homem mais velho que o ensina a sobreviver nas ruas. Rapidamente, o relacionamento dos dois começa a se transformar, passando por abuso, ciúmes, cumplicidade e dependência. A direção é de Marcelo Caetano, que também assina parte do roteiro.
João Pedro Mariano protagoniza o longa como Wellington, enquanto Ricardo Teodoro (Vale Tudo) é Ronaldo. Ana Flávia Cavalcanti (Garota do Momento) e Bruna Linzmeyer (Meu Pedacinho de Chão) também estão no elenco como Priscila e Jana. Disponível no Telecine, o título tem 7.2 pontos no IMDb, enquanto acumula 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Baby segue o dia a dia de um jovem tentando sobreviver em São Paulo
Reprodução/IMDb
2. Homem com H (2025)
O longa conta a história de vida do cantor Ney Matogrosso, desde a infância no interior do Mato Grosso do Sul até o estrelato. O filme foca na formação do artista, sem deixar de lado os dilemas pessoais, seus relacionamentos amorosos e familiares, assim como as perdas trazidas pela epidemia de AIDs no Brasil.
Homem com H tem direção e roteiro de Esmir Filho. O título, disponível na Netflix, é estrelado por Jesuíta Barbosa (Pantanal). Bruno Montaleone (O Lado Bom de Ser Traída) e Jullio Reis (S.O.S: Mulheres ao Mar) estão no elenco como Marco de Maria, marido de Ney Matogrosso, e o cantor Cazuza. No IMDb, a obra é avaliada em 7.9 pontos.
Homem com H, estrelado por Jesuíta Barbosa, pode concorrer ao Oscar 2026
Reprodução/IMDb
3. Kasa Branca (2024)
O enredo acompanha Dé, um menino da periferia do Rio de Janeiro, que descobre que a sua avó está na fase terminal de Alzheimer. A fim de fazê-la ter um final de vida digno, o protagonista embarca com a idosa e seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, em uma aventura especial. Com direção de Luciano Vidigal, o filme traz Big Jaum (Volte Sempre), Diego Francisco (Falas Negras), Ramon Francisco (Vidro Fumê) e Teca Pereira (Divino Amor) como Dé, Adrianim, Martins e avó, Dona Almerinda. Com 7.3 pontos no IMDb, Kasa Branca está disponível no catálogo do Telecine.
Kasa Branca está disponível no Telecine e tem direção de Luciano Vidigal
Reprodução/IMDb
4. Malu (2024)
Malu é uma ex-atriz que ficou apenas com as memórias do seu sucesso. Atualmente, vive na periferia do Rio de Janeiro ao lado da sua mãe racista, enquanto tenta criar um relacionamento com a sua filha rebelde. Com direção e roteiro de Pedro Freire, o longa traz Yara de Novaes (Sutura), Juliana Carneiro Da Cunha (Amores de Chumbo) e Carol Duarte (La Chimera) como Malu, Lili e Joana. O título está disponível para aluguel na Apple TV, Google Play Filmes e YouTube. No IMDb, acumula 7.6 pontos, enquanto tem 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Malu é uma ex-atriz de sucesso, que vive na periferia do Rio de Janeiro
Reprodução/Google Filmes
5. Manas (2024)
O enredo segue a história de Marcielle, uma jovem que vive na Ilha de Marajó, no Pará. Cercada de violência e pobreza, tem que lidar com a falta de sua irmã mais velha, que se muda da região, enquanto tenta fazer com que a caçula não tenha o mesmo destino de todos onde moram. A direção é de Marianna Brennand, que também assina o roteiro.
Manas conta com a estreante Jamilli Correa, Rômulo Braga (Homem com H) e Fátima Macedo (Guerra da Tapioca) como Marcielle, o pai Marcílio e a mãe Danielle. O filme está disponível no Vivo Play e na Claro TV+. Ao todo, acumula 7.9 pontos no IMDb.
O filme Manas mostra a jovem Marcielle, que vive no interior do Pará
Reprodução/Festival Rio
6. Oeste Outra Vez (2024)
O filme segue a história de Totó e Durval, que vivem no sertão de Goiás. Os dois foram abandonados pela mesma mulher e começam uma grande rivalidade destrutiva. Aos poucos, percebem suas próprias vulnerabilidades e como não podem mostrar seus sentimentos, criados para serem homens valentões, típicos do cenário de faroeste.
Ângelo Antônio (O Dono do Mundo) e Babu Santana (Estômago) estrelam o longa como Totó e Durval. A direção é assinada por Erico Rassi e o longa está disponível no Amazon Prime Video. O título acumula 7.6 pontos no IMDb.
Oeste Outra Vez é estrelado por Ângelo Antônio e Babu Santana
Reprodução/Mubi
7. Retrato de um Certo Oriente (2024)
Inspirado no romance de Milton Hatoum, o filme aborda a história de imigrantes libaneses no Brasil. O enredo foca nos irmãos Emilie e Emir, que embarcam em direção à América do Sul. Na travessia, a jovem se apaixona pelo comerciante Omar, começando uma relação conflituosa, que irá envolver todos da família. O título é dirigido por Marcelo Gomes, que também assina parte do roteiro. Wafa’a Celine Halawi (Morine), Zakaria Kaakour (In This Darkness I See You) e Charbel Kamel (Coeurs Noirs) formam o elenco como Emilie, Emir e Omar. Disponível no Mubi, o título acumula 6.9 pontos no IMDb.
Retrato de um Certo Oriente aborda a vida de imigrantes libaneses no Brasil
Reprodução/Festival Rio
8. Vitória (2025)
Uma senhora solitária se torna aflita com a violência que cerca o seu prédio, em Copacabana. Depois de ser ignorada pela polícia, ela decide gravar as ações dos criminosos. Sem querer, acaba desmascarando um grande esquema de corrupção e planeja divulgá-lo, ao lado de um jornalista justiceiro. O enredo é baseado em fatos reais.
Estrelado por Fernanda Montenegro (Ainda Estou Aqui), o elenco também traz Alan Rocha (Amor Perfeito) e Linn da Quebrada (Segunda Chamada) como o jornalista Flávio e a vizinha Bibiana. Disponível no Amazon Prime Video e no Globoplay, Vitória tem direção de Andrucha Waddington. O longa acumula 7.5 pontos no IMDb.
Vitória foi lançado em 2025 nos cinemas brasileiros e é inspirado em fatos reais
Reprodução/IMDb
9. O Filho de Mil Homens (2025)
Baseado em livro de Valter Hugo, o enredo segue Crisóstomo, um homem de 40 anos, que se encontra solitário com um grande desejo de ser pai. É quando conhece Camilo, um órfão abandonado, e Isaura, uma mulher rejeitada por não ser virgem. Aos poucos, Crisóstomo começa a redefinir o que entendia como família.
A direção é de Daniel Rezende, que também assina o roteiro do longa. O filme está programado para chegar à Netflix ainda em 2025. O elenco traz nomes como Rodrigo Santoro (Hilda Furacão), Miguel Martines, Rebeca Jamir (Sintonia) e Johnny Massaro (Verdades Secretas), que dão vida a Crisóstomo, Camilo, Isaura e Antonio, respectivamente.
O Filho de Mil Homens é filme da Netflix, baseado em livro de Valter Hugo
Reprodução/Netflix
Filmes fora do streaming pré-selecionados para o Oscar 2026
Ao todo, são 16 filmes pré-selecionados pela Academia para concorrer ao Oscar 2026. Além dos já citados, a lista conta com O Agente Secreto (2025), A Praia do Fim do Mundo (2025), Milton Bituca Nascimento (2025), O Último Azul (2025), Os Enforcados (2024), A Melhor Mãe do Mundo (2025) e Um Lobo Entre os Cisnes (2025). A lista de possíveis representantes brasileiros deve ser oficializada em setembro. O anúncio dos indicados ao Oscar 2026 serão revelados apenas em 22 de janeiro de 2026.
Com informações de Academy, G1 e IMDb
🎥 6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
Mais do TechTudo
Initial plugin text