Deixar o celular carregando a noite toda pode destruir a sua bateria; entenda
Deixar o celular carregando durante a noite, seja ele um Android ou iPhone (iOS), é uma prática comum para muitos usuários. No entanto, essa ação, que parece totalmente inofensiva, pode comprometer seriamente a bateria do aparelho. A conexão prolongada à tomada provoca um fenômeno que, com o tempo, “vicia” o componente — além de gerar altas temperaturas, que aceleram a degradação da bateria.
Por isso, é fundamental seguir boas práticas de carregamento, como utilizar sempre carregadores originais e evitar manter o dispositivo conectado por longos períodos após atingir 100% de carga. Na matéria a seguir, entenda por que deixar o celular carregando a noite toda pode destruir a sua bateria.
🔎iOS 26: Apple anuncia novo sistema do iPhone na WWDC 2025; veja novidades
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Deixar o celular carregando a noite toda pode destruir a sua bateria; entenda
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Como recuperar fotos do iCloud? Veja no fórum do TechTudo
Em resumo:
Deixar o celular carregando a noite toda causa ciclos de “carregamento lento”, que geram calor e reduzem a vida útil da bateria ao longo do tempo.
Para preservar o componente, use carregadores originais, carregue entre 20% e 80% e evite manter a carga em 100% por longos período.
Nunca deixe o celular descarregar totalmente ou conectado à tomada após 100%. Isso acelera o desgaste e pode comprometer a segurança.
Ajustes no sistema, como Economia de Energia no Android e Carregamento Otimizado no iPhone, ajudam a reduzir o consumo.
Outras boas práticas incluem reduzir brilho, fechar apps em segundo plano, desativar Bluetooth/GPS quando não usados e reiniciar o aparelho semanalmente.
Deixar o celular carregando a noite toda pode destruir a sua bateria; entenda
Quando a carga atinge 100% e o dispositivo continua conectado à tomada, inicia-se um fenômeno conhecido como “carregamento lento”. Nesse processo, o componente entra em um ciclo vicioso: há uma pequena queda na carga, seguida por uma recarga para completar os poucos porcentos perdidos. Cada vez que isso ocorre, há um aumento significativo na temperatura do aparelho. A longo prazo, esse ciclo repetitivo contribui para o desgaste da bateria, reduz a vida útil e, consequentemente, leva à deterioração.
Entenda o fenômeno “carregamento lento”
Mariana Saguias/TechTudo
O que fazer e não fazer quando carregar o celular
Para um carregamento saudável do celular, utilize carregadores de qualidade, preferencialmente de marcas confiáveis — se possível, o original. Realize um carregamento moderado e evite manter a bateria constantemente em 100%. Segundo especialistas, uma carga mínima de 20% e máxima de 80% é suficiente para prolongar a vida útil do componente. No entanto, fique atento e desconecte o celular da tomada assim que a carga atingir 100%. Além disso, mantenha o smartphone em um local fresco e evite a exposição a altas temperaturas.
Já sobre o que não fazer, evite ao máximo carregar o celular durante a noite, pois a sobrecarga e o superaquecimento causados pelo longo período conectado à tomada danificam severamente a bateria. Também é importante nunca deixar que o telefone descarregue completamente, chegando a 0%. Assim como o excesso de energia reduz a vida útil do componente, a falta de carga também tem esse efeito. Evite ainda o uso de carregadores falsos ou muito baratos. Geralmente produzidos com materiais de baixa qualidade, esses acessórios, além de prejudicarem a bateria, representam um risco à sua segurança.
Saiba o que fazer e não fazer quando carregar o celular
Mariana Saguias/TechTudo
Dicas para maximizar o desempenho do celular
Alguns ajustes pontuais podem ajudar a maximizar o desempenho da bateria do celular. Tanto o Android quanto o iPhone possuem ferramentas para reduzir o consumo de energia — Economia de Energia e Proteção da Bateria, nos dispositivos com sistema operacional do Google, e Carregamento Otimizado, nos aparelhos da Apple. Ative essas funções sempre que a bateria do telefone estiver fraca.
Outras dicas incluem a redução do brilho da tela, o fechamento de aplicativos não utilizados e que operam em segundo plano, a manutenção do sistema operacional sempre atualizado — os updates costumam trazer novos recursos de proteção e melhorias na bateria —, a preferência por apps que consomem pouca energia e a diminuição da frequência de notificações exibidas na tela.
Além disso, recursos como Bluetooth, Wi-Fi e GPS não precisam ficar habilitados continuamente. Deixe para ativá-los apenas quando necessário. Por fim, reinicie o celular pelo menos uma vez por semana. Com essa ação, você interrompe e limpa processos desnecessários em segundo plano.
Veja dicas para maximizar o desempenho do celular
Mariana Saguias/TechTudo
Com informações de Honor e TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: Conta de água cara? Cinco apps ajudam a economizar
Conta de água cara? Cinco apps ajudam a economizar