Como aprender inglês de graça com IA do Google Tradutor? Veja dicas


É possível praticar inglês usando gratuitamente o Google Tradutor. Com a integração da inteligência artificial do Gemini Google, a plataforma é uma opção acessível e rivaliza com aplicativos especializados como o Duolingo. Além da tradução de palavras, já conhecido, usuários podem desenvolver duas das habilidades do idioma — o speaking, ou seja, a fala e o listening (audição) — com os recursos “tradução ao vivo” e “praticar” anunciados em agosto de 2025 e disponibilizados no app para Android e iPhone (iOS). Veja como a seguir.
🔎 Google Tradutor ganha IA e rivaliza com Duolingo; veja qual a melhor
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Use o Google Tradutor para praticar inglês; saiba como
Mariana Saguias/TechTudo
📝Vale a pena usar o ChatGPT para estudar? Veja no Fórum TechTudo
Pratique conversação
No Google Tradutor, o usuário pode ouvir e tocar nas palavras para aumentar a compreensão
Reprodução/Thaisi Carvalho
A opção “praticar” está disponível no canto inferior direito, na tela inicial do app. A partir de escolhas do usuário, como nível de estudo — básico, intermediário ou avançado — e objetivos específicos (como viajar pro exterior, pedir direções, fazer check-in em um hotel e usar o transporte público) a IA inicia uma conversa contextualizada.
Nesse recurso, usuários também podem ouvir pequenos diálogos. Essa tarefa é interessante para estudantes que precisam praticar a audição e envolve aspectos como pronúncia das palavras, sotaques e expressões idiomáticas usadas no cotidiano. Nessa função, é possível diminuir a velocidade do áudio e ouvi-lo quantas vezes quiser.
Traduza com a câmera
Tradução com o auxílio do Google Lens
Reprodução/Gisele Veríssimo
Leu algo em inglês e não entendeu? Essa função do Google Tradutor pode te ajudar: Basta tirar uma foto e a IA fará a tradução. Esta tecnologia usa o Google Lens é uma aliada para quem precisa superar barreiras linguísticas no dia a dia, seja para decifrar um cardápio em um restaurante, entender as instruções de um produto importado, traduzir placas informativas durante uma viagem ou até mesmo capturar trechos densos de livros e documentos. A câmera escaneia o texto e a IA não apenas traduz palavras soltas, mas oferece uma tradução contextualizada, inserindo o conteúdo no seu campo de visão de forma clara.
Traduções com contexto
Google Tradutor não apenas traduz, mas dá exemplos em frases e sugere sinônimos
Reprodução/Gisele Veríssimo
Ao traduzir uma frase complexa ou uma expressão idiomática, a ferramenta pode oferecer notas explicativas. O app mostrará diversos sinônimos, bem como a classe gramatical (substantivo, verbo, adjetivo), definição e aplicação em uma frase. Usuários podem também clicar no ícone de som para ouvir a pronúncia correta e, além de traduzir por digitação, é possível gravar a frase ou palavra por meio do recurso “conversa”.
Aprimoramento da pronúncia
Google tradutor exibe mensagem de dificuldade para entender o áudio
Reprodução/Gisele Veríssimo
As ferramentas de reconhecimento de voz foram aprimoradas com o uso da IA. Com a identificação e sinalização de sons mal articulados, a falha em reconhecer uma palavra serve como um feedback instantâneo de que a pronúncia precisa ser ajustada.
As vantagens desse método estão no oferecimento de um treinamento personalizado e na possibilidade de treino sem exposição do aluno(a), ou seja, libera o(a) estudante de uma possível situação de constrangimento. Essa ferramenta se mostra particularmente eficaz para dominar os sons específicos do inglês que não existem em português, permitindo que o aluno pratique e refine sua articulação repetidamente, em seu próprio ritmo e com retorno imediato.
Tradução de conversas em tempo real
Clique no item “Conversa” do Google Tradutor
Reprodução/ Taysa Coelho
Embora não seja um recurso novo, a função de tradução de conversa bilateral foi revitalizada pela inteligência artificial. A tecnologia permite que duas pessoas falando idiomas diferentes conversem fluidamente, com a IA traduzindo a fala de cada um quase em tempo real. Para o aprendiz de inglês, esta função abre portas para interações autênticas com falantes nativos, superando a barreira da ansiedade e proporcionando uma imersão prática imediata. Esse processo facilita a formação de conexões neurais sólidas entre sons, estruturas gramaticais e significados, acelerando a internalização do idioma.
Com informações de TechTudo, Mashable e Reddit
Mais do TechTudo
Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes
DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes