Assinatura da PS Plus vale a pena em 2025? Veja prós e contras do serviço


A assinatura da PS Plus é como uma das principais opções para jogadores de Playstation 4 (PS4) e Playstation 5 (PS5) em 2025. Com planos que custam a partir de R$ 43,90 por mês, o serviço oferece acesso jogos mensais gratuitos, descontos exclusivos e uma biblioteca com quase 400 títulos que vão desde clássicos até lançamentos exclusivos de consoles da Sony. Diante disso, o TechTudo preparou um guia completo com os principais prós e contras da PS Plus, incluindo catálogo de jogos, tipos de planos, benefícios e mais. Veja, a seguir.
🎮 10 melhores jogos para jogar na PS Plus em 2025, segundo o Metacritic
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Saiba tudo sobre a PS Plus, serviço de assinatura de jogos da Sony
Divulgação/PlayStation
👉 Jogo de PS4 roda no PS5? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Assinatura da PS Plus vale a pena em 2025? Veja prós e contras do serviço
O que é a PS Plus?
Quais os planos oferecidos pela PS Plus?
Quais são os benefícios aos assinantes?
Quais são os games da PS Plus?
A quantidade de jogos é satisfatória?
Os jogos são bons?
Quais são os prós e contras?
PS Plus é equivalente ao Xbox Game Pass?
PS Plus vale a pena em 2025?
O que é a PS Plus?
A PS Plus é o serviço de assinatura da Sony voltado para jogadores nos consoles PS4 e PS5. Criado em 2010, ele dá acesso a uma série de benefícios, com destaque para jogos mensais “gratuitos” e acesso ao multiplayer online. Vale lembrar, porém, que os preços das assinaturas foram reajustados em abril de 2025, ficando até 37,5% mais caros no Brasil e em outros países da América Latina para se adequar às “condições do mercado global”, explicou a PlayStation.
PlayStation Plus é um serviço de jogos da Sony que traz benefícios na assinatura
Divulgação/Sony
Quais os planos oferecidos pela PS Plus?
Desde a reformulação em junho de 2022, a PS Plus passou a ter três níveis de assinatura, com durações de um, três ou doze meses, sendo a opção anual a mais econômica. O plano Essential é o mais básico, mantendo os benefícios do serviço clássico, como multiplayer online e jogos mensais renováveis. O nível Extra oferece acesso a um extenso catálogo com centenas de jogos, enquanto o Deluxe tem como destaque um acervo de games de consoles clássicos da Sony. Confira as opções disponíveis para assinatura:
Planos da PS Plus em 2025
Quais são os benefícios aos assinantes?
Os benefícios variam conforme o plano assinado. A PS Plus Essential é o nível mais básico e dá acesso ao multiplayer online, sendo ideal para quem não pode gastar muito. Ele também traz jogos mensais rotativos, que após resgatados, podem ser jogados a qualquer momento com uma assinatura ativa. Outras vantagens incluem o salvamento na nuvem e descontos exclusivos na PS Store.
O plano Extra funciona de forma similar à Netflix, com todas as vantagens do Essential, além de um catálogo fixo mais abrangente e expandido mensalmente para PS4 e PS5. Por sua vez, membros da PS Plus Deluxe também têm acesso a um catálogo exclusivo de clássicos, bem como testes de games como Death Stranding 2: On the Beach e The Last of Us Parte 2 por tempo limitado.
Hogwarts Legacy e mais jogos estão no catálogo da PS Plus Extra/Deluxe; saiba mais abaixo
Reprodução/Steam
Quais são os games da PS Plus?
Embora a seleção de jogos seja um dos aspectos mais criticados pelos usuários, a PS Plus tem recebido bons títulos nos últimos meses. Em agosto, Lies of P foi o grande destaque do nível Essential, enquanto Psychonauts 2, Stardew Valley e Viewfinder ficaram disponíveis para assinantes adicionarem às suas bibliotecas durante setembro.
Initial plugin text
e
Em relação ao plano Extra, vale ressaltar exclusivos da PlayStation, como Ghost of Tsushima: Director’s Cut, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e God of War: Ragnarok. Há também outros games de peso, incluindo Hogwarts Legacy, Death Stranding Director’s Cut, Spider-Man, Cyberpunk 2077 e Sword of the Sea, além de Assassin’s Creed, Far Cry e mais da Ubisoft+ Classics.
Por fim, o catálogo exclusivo de clássicos da PS Plus Deluxe inclui: God of War 3 Remastered, The Last of Us Remastered, Uncharted: The Nathan Drake Collection, MediEvil, Dishonored: Definitive Edition, Dino Crisis, Resident Evil Director’s Cut, Resident Evil 2, Resident Evil 3: Nemesis, Syphon Filter e mais jogos de PS1, PS2, PS3, PS Vita e PSP.
jogos clássicos de Resident Evil 2 estão disponíveis para assinantes da PS Plus Deluxe
Divulgação/Capcom
A quantidade de jogos é satisfatória?
Sim, na minha opinião. No momento em que esta matéria foi publicada, o catálogo apresenta 390 jogos de diversos gêneros, desde ação e tiro até terror e estratégia. Além disso, o plano Deluxe permite que assinantes testem jogos populares por tempo limitado (geralmente entre duas e cinco horas) para decidir se vale a pena comprá-los. No Brasil, o serviço inclui jogos de PS4 e PS5, além de clássicos de consoles antigos da Sony.
PS Plus tem três níveis com novos jogos oferecidos mensalmente
Reprodução/PS Blog
Os jogos são bons?
Muitos usuários criticam os jogos mensais da PS Plus, devido à repetição de títulos e à falta de lançamentos relevantes. Frequentemente, os títulos liberados são considerados fracos ou já bastante conhecidos, frustrando as expectativas. Em janeiro, por exemplo, assinantes criticaram a inclusão Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, embora ele avaliado com apenas 3.21 de 5 estrelas na PS Store.
Por outro lado, há meses em que as opções valem a pena. Ao longo de 2025, usuários dos diferentes planos puderam conferir Lies of P, DayZ, Cyberpunk 2077, Abiotic Factor, Diablo 4, Balatro, Blue Prince e Hogwarts Legacy. São jogos bem avaliados, mas que, segundo muitos membros, não foram suficientes para compensar o preço da assinatura.
Johnny Silverhand em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
Reprodução/Clercio Rodrigues
Quais são os prós e contras?
Prós:
Variedade de jogos disponíveis: Há uma ampla gama de jogos disponíveis nos planos Extra e Deluxe. Isso permite explorar diferentes games sem precisar comprá-los separadamente;
Preservação de jogos antigos: O plano Deluxe conta com clássicos retrô de gerações anteriores, preservando obras que não estão disponíveis em outras plataformas virtuais;
Potencial economia na compra de jogos exclusivos: Os assinantes também têm acesso a promoções exclusivas na PS Store, que frequentemente oferecem descontos em jogos que costumam ser caros.
Assinantes da PS Plus ganham descontos exclusivos na PS Store
Reprodução/Róbson Martins
Contras:
Remoção frequente de jogos: A presença dos jogos no catálogo está submetida a um acordo entre a PlayStation e distribuidoras, fazendo com que jogos como GTA 5, por exemplo, já tenham sidos adicionados e removidos do catálogo várias vezes;
Necessidade de assinatura para jogar online: A obrigatoriedade da assinatura para acessar o modo multiplayer online (exceto em títulos gratuitos) é algo que muitos jogadores consideram uma limitação injusta;
Fim do PlayStation Stars: o encerramento do programa de fidelidade e recompensas PlayStation Stars a partir de 2 de novembro representa um benefício a menos em relação ao Xbox Game Pass. Membros atuais ainda podem gastar seus pontos, mas não haverá mais campanhas exclusivas.
PlayStation Stars será encerrado oficialmente em novembro de 2025
Divulgação/Sony
PS Plus é equivalente ao Xbox Game Pass?
A comparação entre a PS Plus e o Xbox Game Pass é inevitável, mas há diferenças marcantes. Apesar de ter planos mais caros que o rival, a grande vantagem do serviço da Sony é permitir que todos os seus assinantes joguem online, independentemente do plano. Já a Microsoft exige planos específicos para o multiplayer no Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S.
Em contrapartida, a PS Plus leva desvantagem em termos de lançamentos no Day One, que costumam demorar meses ou até anos para entrar no catálogo. Para mais, seus jogos funcionam apenas no PS4 ou PS5, enquanto a maior parte do catálogo do Xbox Game Pass é integrada entre PC, consoles e nuvem.
PS Plus oferece jogos de PS5 e PS4 no nível Extra, além de clássicos no nível Deluxe
Reprodução/PlayStation Blog
PS Plus vale a pena em 2025?
Sim. Apesar do reajuste, a PS Plus continua sendo uma boa opção, especialmente para jogadores assíduos que querem explorar títulos exclusivos da PlayStation, como God of War, Spider-Man e The Last of Us. O plano Extra oferece o melhor custo-benefício, mas o Deluxe é ideal para quem curte bons jogos, nostalgia e pode pagara mais caro.
Em resumo, se você joga apenas um ou dois títulos por ano ou possui um PC capaz de rodar jogos pesados, talvez seja mais vantajoso investir diretamente nesses jogos, que aparecem constantemente em promoção no Steam. Caso contrário, vale a pena investir na PS Plus, optando pelo plano mais adequado ao seu perfil.
Cyberpunk 2077 na PS Plus
Reprodução/PlayStation Blog
Com informações de PlayStation (1 e 2), PS Blog (1 e 2) e PS Store
3 dicas para economizar na hora de comprar jogos!
Mais do TechTudo