Adolescência é grande vencedora do Emmy 2025; relembre elenco e personagens


A série Adolescência, da Netflix, foi o grande destaque do Emmy Awards 2025, tendo faturado seis prêmios em oito indicações disputadas. A trama conta a história de Jamie, um menino de 13 anos acusado de assassinar uma colega de classe a facadas. Por mais que o menino pareça pouco suspeito no início, conforme as investigações acontecem, a polícia e os familiares vão descobrindo uma rede de ódio que cerca o garoto.
Com essa premissa, o seriado conquistou prêmios de Melhor Roteiro em Antologia, Melhor Direção, Melhor Minissérie, Melhor Ator (Stephen Graham), Melhor Ator Coadjuvante (Owen Cooper) e Melhor Atriz Coadjuvante ( Erin Doherty). Relembre, a seguir, mais sobre a história, nomes do elenco e veja os prêmios conquistados pela produção.
🎬Essa é a série mais assustadora da Netflix – e ela não tem nada de terror
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Adolescência entrou no Top 1 de séries da Netflix após o lançamento, em março
Reprodução/Netflix
📝Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
A história de Adolescência
Adolescência retrata, em apenas quatro episódios, a história de Jamie Miller (Cooper), um menino de 13 anos aparentemente pacato. No entanto, sua família é surpreendida quando a polícia invade a casa dele alegando que o garoto era suspeito de ter cometido um assassinato. Os pais de Jamie, Eddie (Graham) e Manda (Christine Tremarco), acham a situação estranha, mas colaboram com a polícia. Logo, o que parecia ser um engano começa a se tornar mais factível conforme a polícia descobre o envolvimento de Jamie com grupos de ódio contra mulheres na Internet.
Por que Adolescência fez tanto sucesso?
Adolescência chamou a atenção do público e da crítica por aliar a técnica cinematográfica à discussão de um problema sensível, mas invisível para muitos pais. Os episódios são gravados em plano sequência, ou seja, sem cortes, mesmo mudando de cenários e de núcleos de personagens. Para isso, a produção utilizou drones, equipamentos para passar as câmeras de mãos em mãos, além de precisar coreografar muito bem todo o elenco, que não podia errar, ou seria necessário regravar todo o conteúdo. Vale lembrar que, em média, os episódios da série levam uma hora. Isoladamente, esse fato já pode explicar o apreço da crítica.
Entretanto, outro fator que também chamou a atenção para o seriado (principalmente de quem tem filhos, cabe ressaltar) é a forma com que ele discute as questões de grupos de ódio na Internet e a facilidade com que eles chegam a jovens meninos. Muitas vezes, isso acontece sem que os pais tenham a menor ideia.
Esse tipo de questão fica ainda mais evidente quando consideramos que há um aumento do discurso de ódio contra mulheres na Internet nos últimos anos, segundo um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a pesquisa, foram identificados mais de 130 canais baseados em misoginia no YouTube, que acumulam cerca de 3,9 bilhões de views. As principais ideias defendidas são a submissão da mulher perante ao homem, algo no qual Jamie mostra que acredita ao longo do seriado.
Na cena de discussão com a psicóloga, Jamie mostra que não considera mulheres como semelhantes
Reprodução/Netflix
Stephen Graham, Erin Doherty, Owen Cooper e mais: relembre personagens e atores premiados
Adolescência não tem atores mundialmente conhecidos e traz em seu elenco alguns estreantes. É o caso de Owen Cooper, que foi vencedor do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Emmy 2025, e também o vencedor mais jovem da história do Emmy, aos 15 anos. Na trama, ele vive Jamie, um garoto aparentemente normal e tranquilo que logo se torna o principal suspeito. O menino se mostra completamente diferente no tratamento com as mulheres, independente de idade ou hierarquia. É em uma longa conversa com sua terapeuta, inclusive, que revela o que realmente pensava de sua colega de classe morta.
Vale lembrar que Cooper ainda concorreu com outro ator do seriado, Ashley Walters (Top Boy), que interpreta o policial Luke Bascombe, o principal investigador do caso. Bascombe é quem vai até a escola de Jamie e busca entender as relações entre os adolescentes e o que poderia culminar em um assassinato brutal como o ocorrido.
Adolescência é uma minissérie de drama criminal sobre um suposto crime cometido por Jamie Miller de 13 anos, interpretado por Owen Cooper
Reprodução/Netflix
Em desenvolvimento…
Veja o trailer de Adolescência
Com informações de AzMina, CBC, Elle, G1 (1, 2 e 3), IMDb, Jimmy Fallon, Netflix, New York Times (1 e 2), Rotten Tomatoes e The Guardian
📽️Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Mais do TechTudo
Initial plugin text