Em dúvida sobre o iOS 26? Essas 5 novidades podem te convencer


O iOS 26, novo sistema operacional do iPhone, chega aos dispositivos da Apple cheio de novidades. Além da mudança na nomenclatura, o software traz atualizações no design da interface, que agora conta com um efeito translúcido chamado Liquid Glass, e melhorias nos apps Câmera e Fotos. Outra mudança importante é a maior liberdade para definir aplicativos padrão, tirando do usuário a obrigatoriedade de usar somente os programas desenvolvidos pela big tech californiana. Nas próximas linhas, veja os principais recursos do iOS 26 que podem te convencer a atualizar o celular.
🔎iOS 26: 4 novidades do Safari que deixam o Google no chinelo
📲Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Tá em dúvida sobre o iOS 26? 5 novidades do sistema que valem a pena
Victor Bastos/TechTudo
📝Qual a data de lançamento do iOS26? Veja no fórum do TechTudo
Não sabe se vale atualizar para o iOS 26? Veja 5 novidades
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria:
Liquid Glass
App Câmera reformulado
Layout remodelado do app Fotos
Triagem de Chamadas
Facilidade para definir aplicativos padrão
1. Liquid Glass
Com a mudança na nomenclatura, uma das principais novidades do iOS 26 é o design translúcido da interface, viabilizado pela tecnologia Liquid Glass. Como o nome sugere, a proposta é transmitir para os usuários a sensação de que eles estão visualizando a tela do iPhone por meio de um espelho, com ícones tridimensionais e menus transparentes. Embora o recurso tenha sido inicialmente criticado pelo nível elevado da transparência, a Apple executou ajustes durante os testes beta até chegar a uma configuração considerada satisfatória para os usuários.
Liquid Glass traz mais profundidade para os ícones do iPhone
Divulgação/The Hill
2. App Câmera reformulado
O app Câmera passou por uma reformulação importante no iOS 26, de modo que os controles e configurações para fotos e vídeos estão mais acessíveis. Agora, basta deslizar o dedo para a esquerda ou para a direita para abrir o menu de comandos ou, se preferir, pressionar o controle para alternar entre os modos Foto e Vídeo.
Além disso, graças ao novo visual Liquid Glass, os ícones dos menus de configuração agora podem ser exibidos na tela sem comprometer a visualização da imagem. Com isso, você conseguirá ativar ou desativar o flash, habilitar o modo noturno ou acionar o temporizador com mais praticidade.
App Câmera do iPhone ganhou melhorias no iOS 26
Brigida Nogueira/TechTudo
3. Layout remodelado do app Fotos
No iOS 26, a Apple corrigiu um erro cometido por ela mesma no iOS 18. Naquela atualização anterior, a gigante da tecnologia havia alterado o layout do app Fotos para exibir as seções Coleções e Biblioteca na mesma tela. A intenção era oferecer mais praticidade aos usuários, mas o recurso não foi bem recebido. Por isso, no novo sistema, a Apple restaurou as abas Biblioteca e Coleções, separando os arquivos e aprimorando a navegação.
App Fotos foi reorganizado no iOS 26
Divulgação/Apple
4. Triagem de Chamadas
Se você não aguenta mais os golpes telefônicos ou as intermináveis ligações de telemarketing, o iOS 26 promete aliviar esse incômodo. Integrado ao app Telefone, o novo recurso Triagem de Chamadas filtra ligações de números desconhecidos. Sempre que uma chamada desse tipo ocorrer, o sistema perguntará ao interlocutor o motivo do contato. A resposta será exibida na tela, e então você decide se quer ou não atender.
iOS 26 vai verificar ligações de números desconhecidos
Divulgação/Apple
5. Facilidade para definir aplicativos padrão
A Apple sempre foi muito rígida em relação aos aplicativos utilizados no iPhone. Devido à política da empresa, todos os apps definidos como padrão no dispositivo eram desenvolvidos pela própria big tech. Caso o usuário quisesse substituir algum deles por uma alternativa de terceiros, era necessário apresentar um relatório detalhado sobre o aplicativo a ser baixado em seus dispositivos Apple.
Com a chegada do iOS 26, no entanto, os usuários terão mais facilidade para escolher seus aplicativos padrão no iPhone. Essa flexibilização permitirá, por exemplo, definir o Chrome como navegador principal ao invés do Safari, ou selecionar o Gmail como um gerenciador de e-mails padrão.
Com o iOS 26, usuários terão mais liberdade para definir aplicativos padrão
Danilo Dias/TechTudo
Com informações de ZDNET
Mais do TechTudo
Veja também: Seu iPhone terá iOS 26? Veja tudo que você precisa saber sobre o novo sistema!
Seu iPhone terá iOS 26? Veja tudo que você precisa saber sobre o novo sistema!