Essas 6 novidades do iOS 26 vão deixar seu iPhone BEM mais seguro
O iOS 26 disponibilizará recursos que prometem elevar a segurança do iPhone. Entre as novidades do sistema, previsto para ser lançado neste mês de setembro, estão a triagem de chamadas, que filtra automaticamente números desconhecidos, a proteção contra nudez no FaceTime, que pausa e desfoca transmissões sensíveis, e controles parentais mais robustos. A nova plataforma da Apple também reforçará a privacidade na navegação pelo Safari e fortalecerá a segurança em casos de roubo do aparelho. Confira a seguir todos os recursos de segurança que você precisa conhecer no novo iOS 26.
🔎 Vale a pena atualizar o iPhone para o iOS 26? 8 prós e contras do sistema
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
iOS 26 terá ferramentas de segurança que aumentarão a segurança do iPhone
Divulgação/Apple
📝 Quais iPhones vão receber o iOS 26? Veja no fórum do TechTudo
iOS 26: 6 funções que vão aumentar a sua segurança
Com a chegada da nova atualização do sistema para iPhones, alguns recursos inéditos podem ser especialmente úteis para aumentar a proteção dos seus dados. Veja quais são:
Call Screening
RCS com criptografia ponta-a-ponta com dispositivos Android
Proteção contra nudez
Controle parental reforçado
Proteção de dispositivo roubado
1. Call Screening
A triagem de chamadas do iOS 26 dará ao usuário mais controle sobre quem consegue entrar em contato pelo telefone. O sistema identifica ligações de números desconhecidos, solicita que o remetente se apresente e só então decide se a chamada deve tocar no aparelho.
Com base no Correio de Voz em Tempo Real, a filtragem exibe o motivo da ligação em tempo real, permitindo escolher entre atender ou ignorar. O recurso também atua contra spam e organiza novos remetentes, oferecendo mais segurança no Telefone, FaceTime e Mensagens.
iOS 26 vai verificar ligações de números desconhecidos
Divulgação/Apple
2. RCS com criptografia ponta-a-ponta com dispositivos Android
O iOS 26 finalmente adotará o padrão RCS com criptografia ponta-a-ponta nas mensagens trocadas entre iPhones e dispositivos Android no Brasil, elevando a privacidade das conversas. Diferentemente do SMS, o RCS permite enviar fotos e vídeos em alta resolução, criar grupos e ver confirmações de leitura com segurança avançada.
Antes da atualização, a comunicação entre usuários de sistemas diferentes ocorria exclusivamente via SMS, cuja defesa é considerada frágil. A nova integração coloca a maçã em sintonia com o protocolo já presente no Android desde 2019, oferecendo mais proteção e recursos modernos.
iMessage exibe balões azuis em conversas com outros iPhones e verdes, em conversas com Android, que usam SMS
Divulgação/Apple
3. Proteção contra nudez
O novo sistema da Apple trará proteção contra nudez no FaceTime, reforçando a segurança e a privacidade em chamadas de vídeo. Usando inteligência artificial e machine learning, o iOS 26 identificará automaticamente imagens íntimas, desfocará a transmissão e pausará o áudio e o vídeo, exibindo um alerta para que o usuário decida se deseja continuar ou encerrar a ligação. A Apple destaca que não tem acesso ao conteúdo, garantindo que todo o processo ocorrerá no próprio dispositivo. O recurso pode ser ativado na opção de “Aviso de Conteúdo Sensível” nas configurações do app.
iOSS 26 vai pausar videochamada e congelar tela do iPhone ao detectar nudez no Facetime
Reprodução/iDeviceHelp
4. Controle parental reforçado
O iOS 26 vai reforçar o controle parental com ferramentas mais completas para proteger crianças no iPhone. Agora, os pais poderão criar ou migrar facilmente seus filhos para Contas Infantis e gerenciar limites de uso com mais praticidade. As novidades incluem aprovação prévia para solicitações de contato, bloqueio automático de conteúdo sensível em chamadas do FaceTime e em fotos de Álbuns Compartilhados, além da opção de liberar exceções para downloads de aplicativos com classificação etária acima do permitido.
5. Proteção digital no Safari
O Safari no iOS 26 elevará a proteção digital ao ativar por padrão a defesa contra fingerprinting, técnica usada por sites para rastrear usuários coletando dados do dispositivo, como modelo, resolução de tela e placa de vídeo. Antes restrita ao modo privado, a proteção agora funciona em toda a navegação, confundindo rastreadores ao embaralhar informações técnicas, uniformizar detalhes exibidos e alterar identificadores a cada acesso. Com isso, o navegador garante mais privacidade, segurança e controle sobre a vida online, reduzindo o rastreamento sem afetar a experiência de uso.
Safari passará a bloquear técnicas de rastreamento conhecidas como “fingerprinting”, mesmo fora da navegação privada
Reprodução/MacRumors
6. Proteção de dispositivo roubado
O iOS 26 reforçará a proteção contra roubo de iPhones ao ativar por padrão o recurso de “Proteção para Dispositivo Roubado”, dispensando configurações manuais. Com a função ativa, o sistema impede redefinições do Face ID, alterações de código de acesso e opções de recuperação de conta, garantindo que o aparelho permaneça seguro mesmo em mãos erradas. O usuário pode escolher entre duas configurações: “Fora de locais familiares” ou “Sempre”, ampliando a proteção e tornando o iPhone mais resistente a tentativas de uso não autorizado.
Com informações de Apple (1 e 2)
Vídeo: Seu iPhone terá iOS 26? Veja tudo que você precisa saber sobre o novo sistema!
Seu iPhone terá iOS 26? Veja tudo que você precisa saber sobre o novo sistema!
Mais do TechTudo