YouTube agora fiscaliza plano compartilhado? Usuários apontam e-mail de alerta


Assinantes do plano Família do YouTube Premium afirmam ter recebido e-mails informando que o serviço será suspenso em 14 dias caso os membros não confirmem morar no mesmo endereço do administrador da conta. A notificação, que circula em relatos no Reddit e em redes sociais, sugere que o YouTube estaria aplicando de forma mais rigorosa as regras do plano, que sempre exigiram que todos os membros vivessem na mesma residência.
Embora a empresa não tenha confirmado oficialmente a mudança, o site de suporte do Google já prevê verificação de endereço mensal para manter o compartilhamento ativo. Veja a seguir a repercussão e os detalhes das regras do compartilhamento familiar.
🔎 Você lembra como o YouTube era no início? Veja o que mudou até hoje
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
YouTube agora fiscaliza plano compartilhado? Usuários apontam e-mail de alerta
Arte: TechTudo
📝 Tem como ganhar dinheiro com inteligência artificial? Saiba mais no Fórum do TechTudo
YouTube notifica usuários de plano familiar
As mensagens relatadas por usuários, principalmente no Reddit, alertam que os benefícios do plano serão suspensos em 14 dias caso não haja comprovação de residência no mesmo local do administrador da conta. Contudo, não há um volume de relatos suficiente para considerar que a plataforma está, de fato, realizando uma varredura em assinaturas Premium Família irregulares.
YouTube pode suspender plano Família de assinantes que não moram no mesmo endereço
Reprodução/Unsplash
Regras do plano Família do YouTube Premium
Apesar da repercussão nas redes, vale ressaltar que quem compartilha o plano Premium Família com pessoas que moram em outro lugar está fora das regras. O YouTube pode, sim, suspender assinaturas que não seguem todos os termos de uso da plataforma.
Segundo a Central de Ajuda do YouTube, o plano Família:
Custa R$ 53,90 por mês no Brasil;
Permite até cinco membros;
Exige que todos residam no mesmo endereço físico;
Realiza verificação eletrônica mensal de localização;
Prevê a remoção de membros que não atendam aos requisitos.
Membros que compartilham um plano família do YouTube precisam morar na mesma residência
Reprodução: Site do Youtube
Comparação com a Netflix
A medida do YouTube lembra a política implementada pela Netflix para combater o compartilhamento de contas fora da mesma residência. A empresa passou a exigir que todos os usuários de um plano estejam no mesmo endereço, monitorando dispositivos e IPs. Quem quiser manter acesso externo deve pagar uma taxa adicional, hoje em torno de R$ 12,90 no Brasil.
Posicionamento do YouTube
Embora os relatos de notificações sobre a proibição de utilizar o plano Família residindo num local diferente do administrador da conta estejam surgindo nas redes sociais, o TechTudo entrou em contato com a assessoria do YouTube, e a empresa informou que a verificação de endereço e a exigência de que todos os membros morem na mesma casa já fazem parte das regras do serviço muito antes de os relatos tomarem conta das redes nas últimas semanas.
Saiba mais
Veja também: 3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!
3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!