12 filmes de dramas antigos que vão te emocionar do início ao fim
Os filmes de drama antigos aclamados por crítica e pelo público dificilmente envelhecem. Os espectadores que se emocionaram e foram às lágrimas com clássicos do tipo Titanic (1997), Doze Homens e Uma Sentença(1957), Thelma & Louise (1991) e Gênio Indomável (1997) hoje podem relembrar essas emoções fortes em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, HBO Max, entre outras. São sucessos revisitados por diversas vezes e que continuam a influenciar o cinema.
Todos esses grandes sucessos podem ser vistos nessa lista do TechTudo com 12 grandes filmes de dramas capazes de emocionar até hoje. A lista contempla títulos vencedores e indicados ao Oscar, celebrados entre os cinéfilos e que possuem notas altas no IMDb, além de aprovação com selo “fresh” entre os críticos do Rotten Tomatoes. Em cada dica há informações sobre elenco, enredo e onde assistir.
🎬 7 filmes com Sofia Carson para quem amou Meu Ano em Oxford
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A amizade entre os personagens de Robbins e Freeman é um dos destaques de Um Sonho de Liberdade
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nesta lista, você confere os seguintes filmes dramáticos clássicos:
Rebecca – A Mulher Inesquecível (1940)
No Calor da Noite (1967)
Gênio Indomável (1997)
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)
Uma Rua Chamada Pecado (1951)
Meninos Não Choram (1999)
O Poderoso Chefão (1972)
Titanic (1997)
Thelma & Louise (1991)
Doze Homens e Uma Sentença (1957)
Taxi Driver (1976)
Um Sonho de Liberdade (1994)
1. Rebecca – A Mulher Inesquecível (1940)
Poucos são os filmes de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense no cinema, que não irão surpreender o público atual. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme e Fotografia, o longa narra a história de uma jovem que se casa com ‘Maxim’ de Winter, um viúvo rico e recluso. Ao se tornar a nova Sra. de Winter, a protagonista sente-se assombrada pelas lembranças de Rebecca, primeira esposa de Maxim. Ela então descobre segredos perturbadores sobre a morte da primeira esposa de seu marido.
A trama, baseada no romance homônimo de Daphne du Maurier, pode ser vista no Looke, NetMovies e Oldflix. Estão no elenco Laurence Olivier (Spartacus), Joan Fontaine (As Mulheres), George Sanders (Romance na Itália), Judith Anderson (A Casa Vermelha) e Nigel Bruce (Noite Tenebrosa). Além das conquistas no Oscar, Rebecca – A Mulher Inesquecível mostra sua importância nos dias atuais graças a média 8,1 no IMDb e aprovação com selo “fresh” de 98% no Rotten Tomatoes.
Rebecca, a Mulher Inesquecível conquistou duas estatuetas do Oscar, sendo indicado a onze categorias
Reprodução/IMDb
2. No Calor da Noite (1967)
O saudoso astro afro-americano Sidney Poitier (Ao Mestre com Carinho) se tornou um dos maiores astros do cinema americano nos anos de 1950 e 1960 numa época em que o racismo ainda imperava fortemente nos Estados Unidos. Em No Calor da Noite, Poitier interpreta Virgil Tibbs, um investigador de polícia preso por engano na mesma noite em que um empresário rico do sul dos EUA é assassinado. Indiretamente, ele se conecta com a investigação para mostrar sua inocência.
Nesse clássico do suspense e drama dirigido por Norman Jewison (Feitiço da Lua), estão presentes Rod Steiger (Quando Explode a Vingança), Warren Oates (Corrida sem Fim) e Lee Grant (Resgate por um Homem Morto). Disponível no Amazon Prime Video, o longa apresenta nota 7,9 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes. No Calor da Noite ainda foi vencedor de cinco Oscar, incluindo Melhor Filme.
Um detetive negro auxilia a captura de um assassino em uma cidade racista
Reprodução/The Movie Database
3. Gênio Indomável (1997)
Os amigos e astros Matt Damon (franquia Identidade Bourne) e Ben Affleck (Flash), ao lado do diretor Gus Van Sant (Elefante), se uniram para criar um dos dramas mais comoventes e celebrados dos anos 1990. Em Gênio Indomável, Damon interpreta Will Hunting, um zelador conformado com a vida insalubre que leva. Porém, Will é dotado de habilidades incomuns na matemática. Após ser preso, ele conhece o terapeuta Sean Maguire, que descobre o potencial de Will e quer ajudar a desenvolvê-lo.
Presente no Mercado Play gratuitamente, Gênio Indomável ainda conta com a presença de Robin Williams (Jumanji), Stellan Skarsgård (Duna), Minnie Driver (Tarzan) e Cole Hauser (Yellowstone) no elenco principal. Graças ao filme, a dupla de roteiristas Damon e Affleck receberam o Oscar de Melhor Roteiro, enquanto Williams o de Melhor Ator Coadjuvante. No Rotten Tomatoes o filme recebeu 97% de avaliação da crítica, já no IMDb ganhou 8.3.
Gênio Indomável é um dos maiores destaques da carreira de Matt Damon
Divulgação/IMDb
4. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)
Julia Roberts conquistou sua estatueta de Melhor Atriz ao estrelar o drama biográfico Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento, obra dirigida por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo) que, por sua vez, é baseada na real história da assistente jurídica americana que descobriu uma escândalo sanitário nos Estados Unidos. Conchata Ferrell (Dois Homens e Meio), Albert Finney (O Ultimato Bourne) e David Brisbin (Plantão Médico) completam o elenco desse filme presente no Prime Video.
No ano de 1993, após muito batalhar, a mãe solteira Erin Brockovich (Roberts) consegue um emprego como assistente jurídica no escritório do seu advogado Ed Masry (Finney). Ela então descobre nos arquivos um suposto caso de contaminação de água causada por uma empresa de gás e energia. Sozinha, ela lidera uma uma investigação para responsabilizar a empresa e conseguir indenizar as vítimas. A trama rendeu nota 7,4 no IMDb e aprovação de 85% no Rotten Tomatoes.
Julia Roberts interpreta uma mãe solteira que investiga um escândalo sanitário em Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento
Reprodução/IMDb
5. Uma Rua Chamada Pecado (1951)
Foi em Uma Rua Chamada pecada em que o ator Marlon Brando (O Poderoso Chefão) conquistou a atenção de Hollywood e do mundo inteiro. Baseado na peça homônima de Tenesse Williams, o filme narra a história de Blanche DuBois, uma mulher problemática que foge da sua cidade do interior em busca de uma nova casa no centro. Ao visitar sua irmã caçula, a resiliente Stella, Blache acaba arrumando problemas com seu cunhado Stanley, um homem sedutor, mas também rude e agressivo.
Com direção de Elia Kazan (Sindicato de Ladrões), o filme tem o protagonismo de Vivien Leigh (…E o Vento Levou), Kim Hunter (O Planeta dos Macacos de 1968) e Karl Malden (Patton). Longa vencedor de quatro Oscar, Uma Rua Chamada Pecado hoje pode ser visto no Prime Video. As médias do filme são de 7,9 no IMDb e aprovação de 97% no RT.
Uma Rua Chamado Pecado ajudou a alavancar a carreira de Marlon Brando
Reprodução/The Movie Database
6. Meninos Não Choram (1999)
Mostrando que há clássicos do cinema com temática LGBTQIAPN+, Meninos Não Choram dramatiza o caso de Brandon Teena, um homem trans assassinado brutalmente em dezembro de 1993 em um crime transfóbico que chocou os Estados Unidos. Hilary Swank (Menina de Ouro) dá vida ao personagem real, enquanto Chloë Sevigny (American Horror Story) e Peter Sarsgaard (Batman) completam o elenco. A direção é de Kimberly Peirce (Carrie, a Estranha, de 2013)
Disponível no Disney+, o longa narra detalhes pessoais de Brandon, que foge de sua cidade natal após uma acerca de seu sexo biológico. Em uma nova região, ele se envolve com Lana Tisdel (Sevigny), uma jovem que quer ser cantora. Mas quando John Lotter (Sarsgaard), ex-namorado de Tisdel, também descobre que Brandon é um homem trans, a vida do casal se torna um inferno. Além das notas de 7,5 no IMDb e aprovação de 90% no RT, Meninos Não Choram rendeu à Hillary Swank um Oscar de Melhor Atriz em 2000.
Meninos Não Choram é uma das primeiras obras de true crime do cinema que relata um crime de transfobia
Reprodução/The Movie Database
7. O Poderoso Chefão (1972)
Assistido, cultuado e estudado até hoje, O Poderoso Chefão ultrapassou as barreiras de um drama criminal e se tornou um verdadeiro Santo Graal da história da sétima arte. Baseado no romance de Mario Puzzo (que roteirizou o longa), o filme é protagonizado por Don Corleone, um mafioso italiano controlador e implacável nos negócios, mas sempre disposto a ser uma figura paternal na família. Por isso, ele tem que decidir qual dos seus filhos será seu novo sucessor: o irascível Sonny ou o caçula Michael, que quer distância do legado criminoso de seu pai.
O primeiro filme da franquia pode ser visto no Telecine, Paramount+ e no Mercado Play. Fazem parte do elenco Al Pacino (Scarface), Marlon Brando, James Caan (Louca Obsessão) e Diane Keaton (Alguém Tem que Ceder). Vencedor de três Oscar, O Poderoso Chefão recebeu aprovação de 97% no Rotten Tomatoes e nota 9,2 no IMDb.
O Poderoso Chefão é reverenciado até hoje como um dos maiores dramas criminais da história do cinema
Reprodução/IMDb
8. Titanic (1997)
O romance de época estrelado por Kate Winslet (Mare of Easttown) e Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores) marcou uma geração ao se tornar um dos dramas românticos mais lucrativos (e caros) do cinema, gerando mais de um bilhão em bilheteria. Dirigido por James Cameron (franquia Avatar), o longa disponível no Disney+ é também estrelado por Kathy Bates (American Horror Story), Billy Zane (O Fantasma) e Bill Paxton (Twister).
Depois que encontram uma antiga joia no fundo do mar, uma equipe de exploradores conhece uma idosa chamada Rose, que alega ter sido a dona do artefato. Ela então relembra sua juventude quando embarcou no navio RMS Titanic junto com seu noivo. Mas Rose acabou se apaixonando por Jack Dawson (DiCaprio)., um humilde desenhista. O romance do casal precisa então sobreviver a uma das maiores tragédias marítimas da história. Titanic possui 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb.
Desfecho trágico de Titanic é um dos mais lembrados entre os filmes de romance
Reprodução/The Movie Database
9. Thelma & Louise (1991)
Geena Davis (A Mosca) e Susan Sarandon (Besouro Azul) são as protagonistas de Thelma & Louise, um drama com muita aventura e uma boa dose de ação criminal. Com direção de Ridley Scott (Alien – O Oitavo Passageiro), o longa é centrado na vida das personagens que dão nome à obra. Tanto Thelma quanto Louise são duas donas de casa frustadas com a vida monótona que levam. Elas decidem embarcar numa jornada em busca de autodescoberta, mas que não demora muito a descambar para o crime.
Brad Pitt (Babilônia), Harvey Keitel (Taxi Driver) e Michael Madsen (Kill Bill) atuam nos papéis secundários deste longa presente no Prime Video. No Rotten Tomatoes, a produção recebeu aprovação de 86%, enquanto no IMDb a média do público é de 7,6.
Susan Sarandon e Geena Davis são as protagonistas de Thelma & Louise
Reprodução/The Movie Database
10. Doze Homens e Uma Sentença (1957)
Quando se trata de dramas de tribunal, Doze Homens e Uma Sentença é coonsiderado um dos pioneiros do estilo. Com Henry Fonda (Era Uma Vez no Oeste), Lee J. Cobb (Sindicato de Ladrões), Ed Begley (Doce Pássaro da Juventude), E. G. Marshall (Interiores) e Jack Warden (O Pestinha), o longa acompanha, num único lugar, um extenso e complicado julgamento de um jovem porto-riquenho acusado de matar o próprio pai. Onze homens estão decididos a condenar o réu no júri, mas apenas um acredita na inocência do rapaz e faz de tudo para mudar os votos dos demais.
O filme é uma versão do diretor Sidney Lumet (Um Dia de Cão) para a peça televisiva escrita por Reginald Rose, que assina o roteiro do longa. Doze Homens está no catálogo das locadoras do Prime Video e Apple TV+. No IMDb, o longa conquistou nota 9 entre os usuários. Já entre a crítica, a aprovação é de 100%.
12 Homens e uma Sentença é um dos filmes de tribunal mais celebrados da história do cinema
Reprodução/The Movie Database
11. Taxi Driver (1976)
Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street) reuniu os até então emergentes Robert De Niro (Coringa), Harvey Keitel (Pulp Fiction), Cybill Shepherd (A Última Sessão de Cinema) e Jodie Foster (Silêncio dos Inocentes) no clássico Taxi Driver. A produção dos anos 1970 acompanha um motorista de táxi solitário e com insônia que busca preencher o vazio de sua vida em corridas noturnas onde ele se depara com o lado mais imundo da cidade.
O longa está no catálogo do Looke, Netflix, Oldflix e Prime Video. O filme chegou a ser indicado a quatro Oscar, mas não conseguiu nenhuma estatueta; apenas o título de obra cult reverenciada e imitada até os dias de hoje. Como prova de sua aclamação, Taxi Driver hoje ostenta nota 8,2 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes.
Lançado em 1976, o longa Taxi Driver é estrelado por Robert De Niro
Reprodução/IMDb
12. Um Sonho de Liberdade (1994)
Um Sonho de Liberdade tem a direção de Frank Darabont, cineasta e roteirista que posteriormente trabalhou em outras duas obras do mestre do horror Stephen King: À Espera de um Milagre (1999) e O Nevoeiro (2007). No drama, o jovem banqueiro Andy Dufresne é preso acusado de assassinar a própria esposa e seu amante. Na prisão, ele conhece Ellis Boyd “Red” Redding, um detento já conformado, embora desiludido, com seu destino. Andy, por outro lado, bola um plano para sair da cadeia o quanto antes.
Estrelado por Tim Robbins (Silo) e Morgan Freeman (Operação: Lioness), Um Sonho de Liberdade chegou a ser indicado a sete Oscar. Hoje disponível no HBO Max, o longa contém aprovação de 89% no Rotten Tomatoes e nota 9,3 no IMDb.
Um Sonho de Liberdade é um clássico filme dos anos 90
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
🎥Filmes que mundo viu — menos você!
Filmes que mundo viu — menos você!
Mais do TechTudo
Initial plugin text