5 tecnologias do Windows 95 que você usa até hoje e não percebe


A Microsoft lançou o Windows 95 , sistema operacional que foi um marco fundamental no uso dos computadores pessoais, no dia 24 de agosto de 1995. No entanto, mesmo mais de três décadas após o lançamento, várias tecnologias deste sistema continuam sendo utilizadas pelos internautas até hoje, facilitando o uso dos PCs no dia a dia. Nas próximas linhas, o TechTudo relembra algumas tecnologias icônicas do Windows 95 que seguem relevantes até a atualidade, nas versões mais modernas do sistema. Saiba mais sobre cada uma delas.
🔎 10 truques secretos do “Executar” para acessar recursos ocultos do Windows
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Relembre cinco tecnologias marcantes do Windows 95 que continuam relevantes até hoje
Divulgação/Microsoft
📝 Tem como ganhar dinheiro com inteligência artificial? Usuários respondem no Fórum TechTudo
🤑 Grupo do TechTudo no Telegram: receba ofertas e cupons de desconto todos os dias
1. Botão Iniciar
Um dos maiores clássicos do sistema operacional da Microsoft é o botão Iniciar, que foi lançado no Windows 95 e se tornou um padrão até hoje em todos os PCs, inclusive na versão mais atualizada do sistema, o Windows 11. O tradicional botão inicialmente ficava no canto inferior esquerdo da tela e concentrava diversos aplicativos, serviços e configurações, mas na versão mais recente, ele fica na parte inferior central.
Vale lembrar que antes do Windows 95, não havia o botão Iniciar nas outras versões do sistema operacional. Por isso, os internautas precisavam acessar ferramentas e aplicativos de maneira menos centralizada e prática. Embora tenha se tornado um item fundamental no sistema, o botão já chegou a ser removido na primeira edição do Windows 8, mas logo retornou na versão 8.1, após as reclamações dos usuários.
Exemplo do botão Iniciar do Windows 10, no canto inferior esquerdo da tela
Reprodução/Elson de Souza
2. Barra de tarefas
Mais uma ferramenta que surgiu no Windows 95 e segue importante até hoje é a barra de tarefas na borda inferior da tela. Afinal, essa tecnologia é a principal maneira de alternar entre programas e aplicativos abertos, facilitando a experiência do usuário. Ao longo do tempo, a ferramenta ficou mais moderna, permitindo que os usuários fixem atalhos, barra de buscas, recursos para visualização rápida da área de trabalho, etc.
É interessante notar que a barra de tarefas foi lançada para complementar o recurso multitarefas. Além disso, a Microsoft também desejava resolver um problema do Windows 3.1, que não tinha uma forma de mostrar quais abas estavam abertas, fazendo com que muitas pessoas abrissem várias janelas do mesmo programa sem necessidade.
Barra de tarefas foi lançada no Windows 95
Reprodução/Helito Bijora
3. Multitarefas estável
Outra tecnologia que apareceu pela primeira vez no Windows 95 é a função multitarefas estável, responsável por permitir que o usuário abra diversos programas ao mesmo tempo e consiga alternar entre eles sem travar o PC. Com essa funcionalidade, o sistema operacional racionaliza o uso de recursos e faz a distribuição conforme a necessidade do momento.
O surgimento desta função acabou com vários problemas, já que passou a permitir que o computador fosse capaz de fazer um download grande enquanto toca música em um aplicativo ou roda um jogo, por exemplo. Tudo isso sem causar travamentos que atrapalham a experiência dos usuários do sistema operacional.
Multitarefas como conhecemos hoje também apareceu no Windows 95
Reprodução/Filipe Garrett
4. Plug and Play
O Windows 95 também foi o responsável por lançar o recurso Plug and Play, que permite conectar periféricos, como mouse, impressora, fones de ouvido e pen drive, facilmente no computador. Com o recurso, o sistema operacional da Microsoft passou a reconhecer automaticamente esses dispositivos, sem que o usuário precise configurá-los de modo manual.
Assim como as outras tecnologias marcantes do Windows 95 que permanecem relevantes até a atualidade, o Plug and Play também é usado até hoje, tanto em momentos pessoais quanto profissionais. Dessa forma, ele permite que os internautas tenham uma experiência prática e rápida quando precisam usar outros dispositivos conectados ao PC.
Plug and Play, que permite conectar periféricos facilmente no computador, surgiu no Windows 95
Felipe Alencar/TechTudo
5. Interface gráfica padronizada
Por fim, o padrão de interface gráfica que os internautas podem ver atualmente no Windows também surgiu no Windows 95. Isso inclui toda a parte visual padronizada do sistema operacional, como janelas e os três botões de controle delas para maximizar, minimizar ou fechar, além de ícones, menus e ponteiro do mouse.
Portanto, mesmo que tenham recebido atualizações da Microsoft ao longo do tempo visando contemplar novidades e otimizar o sistema, as versões do Windows que sucederam o Windows 95 ainda mantiveram a mesma linha de padrão visual.
Interface do Windows 95 criou um padrão visual que permaneceu em outras versões do sistema
Divulgação/Microsoft
Com informações de TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT
Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT