5 maneiras de usar o NotebookLM para dominar qualquer assunto
O NotebookLM, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Google, pode ser utilizado para estudar diferentes assuntos. Com a IA, os estudantes conseguem se aprofundar em pesquisas, fazer conexões entre vários temas e compreender conteúdos complexos. Por isso, a tecnologia pode ser utilizada para quem deseja se preparar para uma prova, organizar um trabalho acadêmico ou apenas explorar um tópico, por exemplo. Nesta lista organizada pelo TechTudo, confira cinco funcionalidades que do NotebookLM e entenda como utilizá-las.
🔎NotebookLM agora consegue fazer resumos de vídeos; veja como usar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
🤑 Grupo do TechTudo no Telegram: receba ofertas e cupons de desconto todos os dias
Lista aponta 5 maneiras de usar o NotebookLM na rotina de estudos; confira
Divulgação/Google
📝 O que muda do Google Gemini Gratuito para a versão de estudantes? Veja no fórum do TechTudo
1. Recuperar informações com flashcards e quizzes
NotebookLM possui recursos como flashcards e quizzes
Reprodução/Google
O NotebookLM possui recursos para promover uma interação entre o estudante e o conteúdo. Com os flashcards, o usuário pode pedir para a IA criar cartões sobre o tema que está sendo estudado. Dessa forma, é possível memorizar palavras-chave, datas importantes e conceitos fundamentais sobre o assunto, de uma maneira prática e dinâmica. Para criar os cartões, o NotebookLM usa como base os documentos enviados pelo usuário, como anotações, artigos de pesquisa ou relatórios de trabalho.
Neste sentido, a IA também pode criar quizzes para que o usuário teste os conhecimentos com perguntas baseadas no material enviado. É permitido personalizar o tópico, definir a dificuldade dos questionários e pedir explicações para a inteligência artificial, em caso de dúvidas ao responder às perguntas.
2. Criar documentos personalizados com relatórios aprimorados
NotebookLM possui recurso para criar relatórios aprimorados
Distribuição: NotebookLM
O NotebookLM também tem a capacidade de gerar relatórios de vários tipos, como guias de estudo, manual de treinamento e outros documentos, a partir das fontes enviadas pelo usuário. A IA sugere vários tipos de relatórios que podem ser mais adequados a determinado tema, tópico ou setor que está sendo analisado pelo usuário.
Na prática, se uma pessoa enviar um artigo acadêmico para o NotebookLM, a ferramenta pode sugerir um glossário com as palavras-chave principais sobre o tema ou até mesmo uma explicação no formato de revista sobre as implicações do artigo. Ou seja, a pessoa pode tanto aproveitar as sugestões da inteligência artificial quanto criar novos formatos personalizados e adaptados às necessidades específicas.
3. Aprofundar o aprendizado com o “Learning Guide”
Learning Guide ajuda o usuário a aprofundar o conhecimento
Reprodução/Google
Um recurso capaz de otimizar a rotina de estudos dos usuários é o “Learning Guide” ou “Guia de Aprendizagem”, em português. Essa funcionalidade é capaz de configurar o chat e direcionar o estilo da conversa, personalizando a interação entre o estudante e a inteligência artificial e fazendo com que a ferramenta seja uma espécie de tutor pessoal.
Desse modo, o “Learning Guide” serve para incentivar a participação do estudante, com diversas perguntas sobre o tema estudado. Em vez de trazer respostas prontas, essa função ajuda a analisar os problemas passo a passo e adapta as explicações às suas necessidades, desenvolvendo uma compreensão mais profunda do assunto.
4. Explorar fontes com Audio Overviews em múltiplos formatos
NotebookLM: ferramenta de IA do Google permite criar podcasts e áudios a partir de textos
Divulgação/Google
O NotebookLM possui o recurso “Audio Overviews”, que pode ser traduzido como “Visões Gerais em Áudio”. Com essa função, a IA traz explicações e explora os temas com áudios que auxiliam o usuário a compreender o material. Recentemente, o Google adicionou novos formatos de áudio para oferecer outras perspectivas para os estudantes.
Ao selecionar o formato “Debate”, os usuários terão acesso a um áudio no qual dois apresentadores discutem diferentes perspectivas sobre os tópicos apresentados. Já com o formato “Resumo”, apenas um apresentador traz um breve resumo das principais ideias do tema. Por fim, o estilo “Crítica” mostra dois apresentadores revisando o material e trazendo um feedback construtivo sobre o conteúdo.
5. Compartilhamento público e interativo com IA
É possível fazer um compartilhamento público e interativo com o NotebookLM
Reprodução/Rodrigo Fernandes
Também é possível fazer um compartilhamento público e interativo com o NotebookLM, o que facilita o acesso de professores e alunos a determinados conteúdos. A função permite distribuir notebooks usando um link, o que dá acesso à interatividade AI mesmo para não editores. Portanto, ela pode ampliar trocas sobre o assunto e contribuir com o aprendizado.
Segundo o Google, os professores conseguem acessar o NotebookLM direto no Google Classroom e compartilhar o material de estudo facilmente, expandindo o acesso para os estudantes de modo prático e intuitivo. Isso reforça o uso da inteligência artificial no contexto de aprendizagem e estudos.
Com informações de Google
Mais do TechTudo
Veja também: Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas
Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas