5 funções do iPhone que os celulares Samsung deveriam copiar


Quando se trata de smartphones, Apple e Samsung duelam o pódio no quesito de inovação de hardwares e recursos. No entanto, com gerações novas a cada ano, o iPhone se destaca lançando e aprimorando funções em cada linha. Aliás, as atualizações operacionais são um de seus pontos mais fortes em relação à concorrência, assim como a integração entre os aparelhos da big tech. Uma de suas grandes apostas também é a chegada da Apple Intelligence aos novos aparelhos, que promete revolucionar o uso e a pesquisa no iPhone com integração ao ChatGPT. Pensando nisso, o TechTudo separou cinco funcionalidades que a Samsung deveria implementar em seus celulares com inspiração na maçã mordida. Acompanhe!
🔎Usa Android? 5 mitos sobre o sistema que você precisa esquecer hoje
📲Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Imagem de capa comparativo iPhone e Samsung
Arte/TechTudo
📝Como liberar espaço no celular Android? Veja no fórum do TechTudo
5 funções do iPhone que os celulares Samsung deveriam copiar
Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo
Tradução mais fluida
Atualizações mais rápidas e consistentes
Ecossistema mais integrado
Dynamic Island
Apple Intelligence
1. Tradução mais fluida
O Live Translation no iOS 26 permite não somente traduzir conversas em chamadas telefônicas em tempo real como também em apps como Mensagens e FaceTime. O recurso oferece suporte somente em quatro idiomas (espanhol, português, alemão e francês), mas já entrega uma experiência mais natural que a concorrência, o Live Translate do Galaxy AI.
Em testes feitos pelo portal Tom’s Guide, a tradução no iPhone 16 Pro Max e um Galaxy Z Flip 7 foi comparada. Ambos executaram a tradução, mas em termos de agilidade e eficiência, o iPhone se saiu melhor. O processo é reproduzido por cima da conversa do locutor da chamada que tem, então, seu áudio suavizado para o ouvinte poder compreender a tradução feita, assemelhando-se ao que um intérprete faria em uma conversa “real”. Por outro lado, no recurso do Galaxy AI, a tradução funciona, mas é mais lenta, prejudicando a fluidez da conversa.
Live Translation é uma das novidades do iOS 26
Victor Bastos/TechTudo
2. Atualizações mais rápidas e consistentes
Segundo a política usual da Apple, a maioria dos iPhones recebe atualizações de sistema por um período de seis a sete anos após o lançamento. Esse ciclo de atualizações é um dos trunfos da Apple, pois todos os iPhones compatíveis recebem as novas versões do iOS assim que são lançadas, sem depender de intermediários.
Por outro lado, a Samsung precisa aguardar o Google liberar a nova versão do Android, adaptá-la para cada modelo de celular e só então iniciar a distribuição, um processo que pode levar meses. Além disso, o ecossistema mais fechado e a App Store mais rigorosa tornam o iOS menos vulnerável a ataques de vírus e hackers, segundo especialistas.
Apple está sempre aprimorando as atualizações do sistema operacional
Arte/TechTudo
3. Ecossistema mais integrado
Uma das maiores forças da Apple é a integração entre seus aparelhos. Isso significa que quanto mais dispositivos Apple você possui, mais benefícios e recursos compartilhados o usuário ganha. A sincronização entre iPhone, iPad, Mac e Apple Watch é quase instantânea e, em alguns casos, até indispensável, como no uso dos relógios digitais da Apple, que exigem um iPhone para configuração.
A Samsung já oferece integração entre smartphones Galaxy, tablets, notebooks, Galaxy Book e wearables, mas ainda peca quando se trata de simplificar e automatizar essa conexão para torná-la tão natural quanto a de sua concorrente.
Apple proporciona integração entre suas famílias de aparelhos
Divulgação/Apple
4. Dynamic Island
A Dynamic Island, introduzida no iPhone 14 Pro em 2022, é mais útil do que parece à primeira vista. Trata-se de uma aba interativa em formato de pílula na parte superior da tela que mostra informações rápidas como chamadas em andamento, timers, reprodução de música ou alerta. Ela aparece tanto na tela inicial quanto nos aplicativos abertos, sempre que o telefone está desbloqueado.
A Samsung resolveu não ficar para trás e lançou a Now bar no Galaxy S25 (One UI 7). O recurso, que aparece na parte inferior da tela, permite que você exiba algumas informações como notificações ao vivo, música ou modos e rotinas na tela de bloqueio. No entanto, há algumas limitações em relação à Dynamic Island, pois a Now bar fica disponível somente na tela de bloqueio e quando as notificações do aplicativo estão ativadas.
Dynamic Island tem formato de pílula e expande em algumas atividades
Reprodução/Apple
5. Apple Intelligence
A Apple Intelligence é a nova aposta da Apple em inteligência artificial, com recursos integrados ao sistema. Ela está disponível para aparelhos selecionados da marca da maçã, e requer o iOS 18 para os smartphones, compatível com a linha 16 e os modelos 15 Pro e 15 Pro Max do iPhone. Além de ferramentas para limpeza no aplicativo de Fotos, o pacote traz funções como Smart Script para escrita à mão no iPad e um novo software de calculadora que interpreta cálculos manuscritos.
A Apple Intelligence funciona por meio da Siri, dando à assistente de voz respostas mais poderosas, que podem ser coletadas em todo ecossistema da Apple. Sem contar que também traz integração da Siri e das ferramentas de escrita ao ChatGPT, da OpenAI, para que você tenha ainda mais conhecimento sem precisar ficar alternando entre os aplicativos. Assim, é possível fazer perguntas sobre documentos e fotos para a Siri e criar conteúdo original a partir do “Redigir”, que faz parte das ferramentas de escrita.
Imagem de divulgação do Apple Intelligence
Divulgação/Apple
Com informações de Apple, Samsung, The Sun, Tom’s Guide e Android Authority.
Mais do TechTudo
Veja também: One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos
One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos