4 funções do iMessage que deixam o WhatsApp ‘no chinelo’
O iMessage oferece diversos recursos nativos que fazem falta no WhatsApp. O mensageiro do iPhone (iOS) possui funções exclusivas como o “Chegou Bem?”, que avisa automaticamente contatos quando você chega a um destino, e o agendamento de mensagens nativo, bastante desejado pelos usuários do mensageiro da Meta e ainda não disponível no aplicativo. O serviço da Apple ainda oferece tradução automática de textos diretamente nos chats e o envio de mensagens via satélite em áreas sem sinal de Internet. Confira, a seguir, os recursos do iMessage que o WhatsApp ainda não tem.
🔎 Por que sua voz soa estranha no áudio do WhatsApp? A ciência explica
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
iMessage da Apple tem vários recursos que não existem no WhatsApp
Reprodução/Apple
📝 Como tirar o preenchimento automático de formulários no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo
4 funções do iMessage que deixam o WhatsApp ‘no chinelo’
Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Agendar mensagens
Chegou Bem?
Tradução de mensagens
Mensagens via satélite
1. Agendar mensagens
Muito desejada pelos usuários do WhatsApp, a função de agendar o envio de mensagens já está disponível no iMessage. O recurso permite programar o envio em data e hora específicas, funcionando mesmo se o usuário estiver ocupado ou dormindo, e ainda evita esquecimentos de comunicados importantes, como felicitações de aniversário, por exemplo. Para usar, abra a janela desejada, toque em “+” e selecione “Enviar depois”. Em seguida, escolha a mensagem, defina o dia e horário desejados (com até 14 dias de antecedência) e clique em enviar.
A mensagem ficará marcada com uma borda tracejada até ser enviada no chat. Ao chegar na data e horário programados, o destinatário visualizará a mensagem como qualquer outra enviada em tempo real. No WhatsApp, fazer esse agendamento só é possível usando um truque que envolve o uso do app Atalhos.
iMessage da Apple permite agendar mensagens de forma nativa
Reprodução/Rodrigo Fernandes
2. Chegou Bem?
Apesar de o WhatsApp permitir o compartilhamento da localização em tempo real, a função “Chegou Bem?”, exclusiva do iMessage, avisa automaticamente a contatos de confiança quando o usuário chega a um destino ou algo sai do planejado. O recurso é útil para monitorar pessoas que saíram de uma festa para conferir se elas chegaram em segurança em casa, por exemplo. Ele funciona de duas formas: no modo “Quando eu Chegar”, em que rastreia a viagem e alerta caso haja paradas incomuns ou se ela não for concluída; e no modo “Depois de um timer”, que dispara um alerta se o tempo previsto de viagem expirar.
Durante o trajeto, é possível compartilhar dados limitados com os contatos de segurança, como localização, nível de bateria e sinal de celular, ou completos, incluindo a rota e o histórico de desbloqueio do aparelho. Para usar o serviço, basta abrir a conversa com o amigo, tocar em “+”, escolher “Chegou Bem?” e selecionar o tipo desejado.
Recurso “Chegou Bem” do iMessage avisa quando contato chega a um destino
Reprodução/Rodrigo Fernandes
3. Tradução de mensagens
O iMessage oferece tradução automática integrada, permitindo que mensagens recebidas em outro idioma sejam convertidas instantaneamente no próprio app, sem a necessidade de copiar os textos ou usar aplicativos externos. Basta tocar na mensagem e selecionar “Traduzir” para ver o conteúdo no seu idioma, garantindo conversas mais fluidas e rápidas. Diferentemente do WhatsApp, que depende de recursos do iOS ou do Google Tradutor para realizar a tradução, o iMessage realiza o processo de forma nativa, oferecendo segurança, já que os dados não precisam ser enviados para serviços de terceiros.
É possível traduzir mensagens de forma nativa no iMessage
Reprodução/Rodrigo Fernandes
4. Mensagens via satélite
Usuários de iPhone 14 ou superiores podem enviar mensagens via satélite usando o iMessage, mesmo sem cobertura de celular ou Wi-Fi. Para isso, basta estar em área aberta, com uma visão clara do céu, com o serviço de mensagens e o chip de celular ativos. O sistema orienta a conexão ao satélite mais próximo e envia textos aos destinatários, mantendo a criptografia de ponta a ponta. Um alerta exibirá a disponibilidade do recurso assim que o sistema detectar que o proprietário estiver fora da área de cobertura e sem sinal de internet. O serviço é gratuito por dois anos após a ativação e inicialmente está disponível nos Estados Unidos, Canadá e México.
Conexão via satélite do iPhone pode ser importante em situações de emergência
Thássius Veloso/TechTudo
Com informações de MakeUseOf
Mais do TechTudo
Veja também: Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!
Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!