12 melhores filmes da década de 2020 (até agora)


Os melhores filmes da década de 2020 já envolvem uma leva impressionante de longas que marcaram o cinema moderno. Entre produções grandiosas de Hollywood, obras independentes que emocionam sem apelar para clichês e títulos internacionais que conquistaram crítica e público, alguns longas se destacam por sua originalidade, narrativa envolvente e impacto cultural, como Assassinos da Lua das Flores (2023), Anora (2024) e Pobres Criaturas (2023), disponíveis na Apple TV+, Amazon Prime Video e Disney+.
Se você é daqueles que gostam de produções que conquistaram prêmios, quebraram recordes de bilheteria e surpreenderam pela criatividade, essa lista do TechTudo é para você, já que selecionamos os 12 melhores filmes da década de 2020 para você assistir agora mesmo e se surpreender. Confira!
🎬 10 filmes sobre solidão que vão te fazer levantar do sofá e ir para a terapia
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vidas Passadas é um romance sul-coreano bastante reflexivo e emocionante
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você encontrará:
Vidas Passadas (2023)
Oppenheimer (2023)
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Assassinos da Lua das Flores (2023)
Pobres Criaturas (2023)
Duna: Parte Dois (2024)
Barbie (2023)
Robô Selvagem (2024)
Anora (2024)
Pecadores (2025)
O Brutalista (2024)
1. Vidas Passadas (2023)
Começando com esse romance dramático presente no Telecine, a trama da diretora Celine Song (Amores Materialistas) acompanha Nora e Hae Sung, dois melhores amigos de infância que, após décadas separados, se reencontram em Nova York e refletem sobre o que suas vidas poderiam ter sido se tivessem ficado juntos todos esses anos. Estrelado por Greta Lee (A House of Dynamite) e Teo Yoo (Amor em Altura), o filme sul-coreano Vidas Passadas obteve uma pontuação de 7.8 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 95% da crítica especializada na plataforma Rotten Tomatoes.
Um dos vários filmes aclamados da A24, Vidas Passadas está presente na lista e reflete sobre as possibilidades e escolhas feitas durante a vida
Reprodução/A24
2. Oppenheimer (2023)
Grande vencedor do Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme, essa obra cinematográfica, presente na Netflix, acompanha J. Robert Oppenheimer, o físico à frente do Projeto Manhattan, que criou a primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial ao lado de outros cientistas americanos. Com direção de Christopher Nolan (O Grande Truque), estrelam o projeto Cillian Murphy (Pequenas Coisas como Estas) e Emily Blunt (Um Lugar Silencioso). O filme Oppenheimer (2023) se destaca com 8.3 pontos no IMDb e um índice de aprovação de 93% da imprensa no Rotten Tomatoes.
Oppenheimer conta a vida profissional e pessoal do “pai da bomba atômica”
Reprodução/Universal Pictures
3. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
Com direito a muita ficção científica sobre multiverso, esse longas dos diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Swiss Army Man) segue Evelyn Wang, uma imigrante sino-americana, que se vê inesperadamente envolvida em uma aventura por várias dimensões paralelas ao mesmo tempo que tenta lidar com a auditoria fiscal. Disponível no catálogo da HBO Max, o longa-metragem Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo pontuou 7.8 no agregador IMDb e possui aprovação de 94% dos especialistas no Rotten Tomatoes. No elenco, destacam-se as atrizes Michelle Yeoh (Memórias de uma Gueixa) e Stephanie Hsu (Caminhos Tortos).
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é um longa bastante premiado de ficção científica
Reprodução/IMDb
4. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
E para quem gosta de animação, esse longa é um prato cheio, principalmente para os fãs da Marvel. Isso porque a trama segue o famoso herói aracnídeo, o jovem Miles Morales, em novas aventuras pelo multiverso, enfrentando agora desafios ainda maiores ao lado de Gwen Stacy. Com dublagem original de Shameik Moore (Um Deslize Perigoso) e Hailee Steinfeld (The Edge of Seventeen), a produção americana Homem-Aranha: Além do Aranhaverso se destaca com nota 8.5 no IMDb e aprovação de 95% no Rotten Tomatoes. Além disso, a obra pode ser vista no Amazon Prime Video.
Cena do trailer do longa animado Homem-Aranha: Através do AranhaVerso
Divulgação/Sony
5. Assassinos da Lua das Flores (2023)
Original da Apple TV+, esse faroeste de drama se passa na década de 1920 e acompanha uma série de assassinatos brutais contra os indígenas Osage, no coração de Oklahoma. Com direção do aclamado cineasta Martin Scorsese (Os Bons Companheiros), o longa americano Assassinos da Lua das Flores tem em seu cast nomes de destaque de Hollywood, como os atores Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) e Lily Gladstone (A Última Caçada). Sobre a repercussão, a obra recebeu bastante elogios e possui nota 7.6 no agregador IMDb e aprovação de 93% da imprensa no RT.
Assassinos da Lua das Flores é um longa original da Apple TV+ e disputou o Oscar de Melhor Filme em 2024
Reprodução/Apple TV+
6. Pobres Criaturas (2023)
Em uma mistura de comédia e fantasia, esse longa, presente no Disney+, narra a história de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida a partir de uma experiência científica, e que, com o tempo, passa a explorar o mundo com inocência e desejo de liberdade. Dirigido pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos (Tipos de Gentileza), Pobres Criaturas recebeu aclamação da crítica e do público, tendo 7.8 pontos no IMDb e aprovação de 92% na plataforma Rotten Tomatoes. No elenco, destacam-se Emma Stone (A Mentira) e Ramy Youssef (Papai em Apuros).
Pobres Criaturas foi um dos longas com mais indicações ao Oscar 2024
Divulgação/Searchlight Pictures
7. Duna: Parte Dois (2024)
Sequência direta do longa de 2021, a história aqui segue novamente o jovem Paul Atreides, que agora se une aos Fremen em uma jornada de vingança para proteger sua família, bem como mudar o destino do árido planeta de Arrakis. Adaptação do livro de mesmo nome do autor Frank Herbert, a obra cinematográfica de ficção científica é estrelada, mais uma vez, pelos atores Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido) e Zendaya (O Rei do Show). Presente no catálogo da HBO Max, o filme Duna: Parte Dois tem nota 8.5 no agregador IMDb e 92% de aprovação da crítica no RT. Vale lembrar que a obra foi dirigida por Denis Villeneuve (Blade Runner 2049).
Em Duna – Parte 2, Paul Atreides se une aos Fremen para vingar sua família
Divulgação/IMDb
8. Barbie (2023)
Baseado na franquia da famosa boneca, esse longa foi um verdadeiro sucesso de bilheteria em seu ano de estreia. Protagonizado pela dupla Margot Robbie (O Esquadrão Suicida) e Ryan Gosling (Diário de uma Paixão), a trama segue a personagem-título, que ao deixar a Barbielândia para descobrir o mundo real ao lado de Ken, começa a se questionar sobre sua própria identidade, bem como o que realmente a faz feliz. Disponível na HBO Max, a produção americana conta ainda com direção de Greta Gerwig (Lady Bird: A Hora de Voar), além de uma pontuação de 6.8 no IMDb e uma taxa de aprovação de 88% no Rotten Tomatoes.
Margot Robbie desempenha o papel titular em Barbie, como a boneca estereotipada
Reprodução/Warner Bros. Pictures
9. Robô Selvagem (2024)
E temos outra animação por aqui também. Repleta de muita emoção do começo ao fim, a trama, dirigida por Chris Sanders (O Chamado da Floresta), gira em torno de Roz, uma robô que, após naufragar, sobrevive criando laços com os animais locais e, assim, descobrindo o verdadeiro significado de comunidade. O elenco de vozes principal é composto por nomes como Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão) e Pedro Pascal (O Peso do Talento). No IMDb, o filme Robô Selvagem angariou 8.2 pontos, enquanto na plataforma Rotten Tomatoes se destaca com 97% de aprovação da crítica especializada. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Baseado na série literária do autor Peter Brown, Robô Selvagem traz Lupita Nyong’o como a voz da robô Roz
Reprodução/DreamWorks
10. Anora (2024)
Vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme, esse trabalho do diretor Sean S. Baker (Projeto Flórida), segue a personagem-título, uma jovem que trabalha como stripper em Nova York e que, um dia, acaba conhecendo Ivan, o filho de um importante oligarca russo, com quem se casa. No entanto, o conto de fadas dela logo corre perigo quando os pais do jovem descobrem a união. Estrelado por Mikey Madison (A Mulher no Lago) e Mark Eidelstein (Guest from the Future), o filme Anora se destaca positivamente com uma pontuação de 7.4 no IMDb e uma aprovação de 93% da imprensa no Rotten Tomatoes. Vale lembrar que a obra pode ser vista no Amazon Prime Video.
A atriz americana Mikey Madison interpreta a protagonista Anora
Reprodução/IMDb
11. Pecadores (2025)
Recém-lançado no cinema, esse terror americano presente na HBO Max é ambientado no Delta do Mississippi, em 1932, e acompanha a jornada de Smoke e Stack, dois irmãos gêmeos que retornam da Primeira Guerra para abrir um clube de blues em sua cidade natal. Contudo, lá eles acabam enfrentando uma força sobrenatural que ameaça sua comunidade e a vida deles mesmos. Com direção assinada por Ryan Coogler (Creed II), estrelam o projeto os artistas Michael B. Jordan (Sem Remorso) e Hailee Steinfeld (Gavião Arqueiro). O longa-metragem Pecadores pontuou 7.6 no agregador IMDb e possui um índice de aprovação de 97% dos especialistas no Rotten Tomatoes.
Pecadores é dirigido por Ryan Coogler e o enredo é ambientado em meio à Grande Depressão
Reprodução/IMDb
12. O Brutalista (2024)
E por último, mas não menos importante, temos esse drama de época repleto de muita emoção disponível para aluguel na Apple TV+. Com Adrien Brody (O Pianista) e Felicity Jones (A Teoria de Tudo) no elenco principal, a narrativa segue László Tóth, um arquiteto judeu húngaro e sobrevivente do Holocausto, que, em busca de reconstruir sua vida após os horrores da guerra, decide se mudar para os EUA. Lá, ele enfrenta desafios pessoais e profissionais ao mesmo tempo que tem seu talento reconhecido. Dirigido por Brady Corbet (Mistérios da Carne), o filme O Brutalista se destacou na temporada de premiações do cinema em 2025 e possui nota 7.3 no agregador IMDb e aprovação de 93% da crítica na plataforma Rotten Tomatoes.
O Brutalista, dirigido por Brady Corbet, recebeu 10 indicações ao Oscar 2025
Reprodução/IMDb
Com informações de Collider, IMDb e Rotten Tomatoes
📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Saiba Mais
Initial plugin text