10 filmes de ficção científica ‘esquecidos’ ideais para quem já assistiu tudo


Alguns filmes de ficção científica bons acabam ficando de fora das listas dos clássicos do gênero, sendo opções ainda não conhecidas por fãs de sci-fi que já zeraram as principais produções do estilo. Títulos como Outland: Comando Titânio (1981), Crimes Temporais (2007) e Coerência (2013) são alguns dos longas não tão reconhecidos quanto 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e Interestelar (2014), por exemplo, que podem surpreender até mesmo quem já viu tudo desse tipo de filme.
Pensando justamente nisso, o TechTudo listou 10 filmes de ficção científica esquecidos perfeitos para quem já viu todos os mais famosos do sci-fi! Conheça aqui novos enredos, elencos, repercussões e em qual plataforma, como Amazon Prime Video e Apple TV+, você pode assistir a cada uma das obras listadas.
🎬 Os 30 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Coerência fala sobre um grupo de amigos que marcam de ver a passagem de um cometa pela Terra juntos
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
O TechTudo separou os seguintes filmes de ficção científica:
O Planeta dos Vampiros (1965)
Corrida Silenciosa (1972)
Outland: Comando Titânio (1981)
Crimes Temporais (2007)
Estranhos Prazeres (1995)
Primer (2004)
Coerência (2013)
A Vastidão da Noite (2019)
High Life: Uma Nova Vida (2018)
Cidade das Sombras (1998)
1. O Planeta dos Vampiros (1965)
Inspiração para o clássico Alien (1979), de Ridley Scott, esse longa mistura ficção científica com terror para contar a história de uma missão espacial em um planeta misterioso, onde as duas tripulações enviadas ao local começam a lutar entre si de forma inconsciente, sem entenderem o porquê, movidas pela influência maligna do lugar.
Estrelado pela brasileira Norma Bengell (Os Cafajestes) e por Barry Sullivan (Assim Estava Escrito), o filme conta com direção de Mario Bava (Seis Mulheres para o Assassino) e atualmente está indisponível no streaming, mas vale separar o título na sua lista de sci-fi. O Planeta dos Vampiros foi recebeu 73% de aprovação da crítica e 53% do público no Rotten Tomatoes e nota 6,2 no IMDb.
A atriz brasileira Norma Bengell em ação no filme O Planeta dos Vampiros
Reprodução/IMDb
2. Corrida Silenciosa (1972)
Essa ficção científica com temática ambiental apresenta reflexões e críticas sobre a responsabilidade com o meio ambiente e a substituição da natureza pela tecnologia. A trama gira em torno de um botânico espacial que cuida do pouco que restou da natureza do planeta Terra. Ele se revolta após receber ordens de destruir tudo, visto que os humanos conseguiram meios artificiais para substituir a natureza.
Com Bruce Dern (Nebraska), Cliff Potts (O Fim da Quadrilha Dalton), Ron Rifkin (Alias) e Jesse Vint (Linha do Condado de Macon) no elenco principal e Douglas Trumbull (Brainstorm) na direção, o longa está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, no Apple TV+ e no YouTube. Vencedor do prêmio Hugo – que reconhece os melhores trabalhos de ficção científica – de Melhor Apresentação Dramática, Corrida Silenciosa acumula 71% e 61% de aprovação da crítica e do público, respectivamente, no Rotten Tomatoes, e nota 6,6 no IMDb.
Corrida Silenciosa mostra a relação de um jardineiro espacial com os resquícios da natureza terrestre
Reprodução/IMDb
3. Outland: Comando Titânio (1981)
Esse western espacial segue um detetive futurista na investigação de mortes misteriosas em uma base de coleta de titânio em Io, lua vulcânica de Júpiter. Indicado ao Oscar de Melhor Som, o filme foi escrito e dirigido por Peter Hyams (2010 – O Ano em Que Faremos Contato) e estrelado por Sean Connery (007), Peter Boyle (Everybody Loves Raymond) e Frances Sternhagen (Cheers).
Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e no Apple TV+, Outland acumula desempenho médio nos agregadores digitais. No Rotten Tomatoes, soma 55% de aprovação da crítica e 54% do público. Já no IMDb, a obra foi avaliada com a nota 6,6 pelos usuários da plataforma.
Outland: Comando Titânio é do mesmo cineasta da sequência do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço
Divulgação/Amazon Prime Video
4. Crimes Temporais (2007)
Nacho Vigalondo (Colossal) escreveu, dirigiu e estrelou esse thriller de ficção científica, considerado um dos melhores filmes de viagem no tempo pela crítica. A trama acompanha um homem que encontra um laboratório com uma máquina do tempo no meio da floresta. O dispositivo permite a ele viajar a pontos específicos do passado, em loops fechados, mas as viagens geram consequências inevitáveis.
Além do protagonista, Karra Elejalde (También la lluvia), Bárbara Goenaga (Oviedo Express), Candela Fernández (Kidnapped) e Juan Inciarte (The Good Boy) também formam o elenco principal da produção espanhola, que foi realizada com baixo orçamento. Atualmente indisponível no streaming brasileiro, Crimes Temporais foi aclamado no Rotten Tomatoes, com 90% de aprovação da crítica e 79% do público, e no IMDb, com nota 7,1.
Crimes Temporais segue um homem viajando para o passado
Reprodução/IMDb
5. Estranhos Prazeres (1995)
Sabe aqueles filmes que tentaram prever o futuro, mas acabaram errando? Esse é um deles, com uma trama ambientada nos últimos dias de 1999. Nesse cenário, um ex-policial de Los Angeles negocia CDs com registros de emoções e memórias de outras pessoas. Contudo, quando um disco contendo informações sobre um assassinato chega às suas mãos, ele passa a correr perigo por conta de um segredo revelado pelo material.
A produção conta com direção de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) e foi estrelada por Ralph Fiennes (Harry Potter), Angela Bassett (Pantera Negra) e Juliette Lewis (Assassinos por Natureza). Vencedor do Prêmio Saturno – que destaca filmes de ficção científica, fantasia e terror – de Melhor Diretor, Estranhos Prazeres está disponível no Amazon Prime Video para assinantes Looke e soma 70% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 73% do público na mesma plataforma e nota 7,2 pelos usuários do IMDb.
Estranhos Prazeres se passa nos últimos dias dos anos 90
Reprodução/IMDb
6. Primer (2004)
Outro filme de ficção científica “esquecido” sobre viagem no tempo é Primer, thriller de sci-fi sobre dois engenheiros que criam uma máquina capaz de controlar a gravidade. Após descobrirem que a invenção permite viajar no tempo, eles usam o dispositivo para benefício próprio, mas acabam obrigados a encarar consequências tenebrosas das idas ao passado.
O longa foi escrito, dirigido e co-estrelado por Shane Carruth (Cores do Destino), ao lado de David Sullivan (Argo), e premiado no Festival Sundance de Cinema, o maior festival de cinema independente dos Estados Unidos, com o Grande Prêmio do Júri. No Rotten Tomatoes, a obra foi avaliada com 72% de aprovação da crítica e 79% do público. Já no IMDb, recebeu nota 6,7. Primer não está disponível no streaming brasileiro atualmente.
Primer é um drama de ficção científica ainda pouco conhecido no Brasil
Reprodução/The Movie Database
7. Coerência (2013)
Mesmo não sendo tão famoso, esse é um dos filmes de ficção científica que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez. Filmado em apenas cinco dias e com baixo orçamento, a produção independente é focada em um grupo de quatro amigos que se reúne para acompanhar a passagem de um cometa pela Terra. No entanto, o que era para ser um momento divertido vira uma noite perturbadora, após o fenômeno astronômico afetar o bem-estar de todo o bairro e até as noções de espaço-tempo.
Estrelado por Emily Baldoni (A Cinco Passos de Você), Alex Manugian (OK, Good), Lauren Maher (Piratas do Caribe) e Maury Sterling (Homeland), Coerência marcou a estreia de James Ward Byrkit (Rango) como diretor. Aclamado em premiações como Festival de Sitges e Gotham Awards, o longa está disponível no Amazon Prime Video e alcançou 89% de aprovação da crítica e 81% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 7,2 no IMDb.
Coerência apresenta uma trama tensa e aborda conceitos de física quântica
Divulgação/Metrodome Distribution
8. A Vastidão da Noite (2019)
Essa produção de terror, drama e ficção científica se passa nos anos 50 e conta a história de uma telefonista e um radialista que descobrem uma frequência de rádio misteriosa capaz de mudar o futuro do mundo para sempre. Com Sierra McCormick (Supernatural) e Jake Horowitz (Até os Ossos) nos papéis principais, o filme marcou a estreia de Andrew Patterson (Os Rivais de Amziah King) como diretor de um longa.
No Rotten Tomatoes, A Vastidão da Noite foi amplamente aclamado pela crítica, com 92% de aprovação, enquanto soma 66% do público. O desempenho entre os usuários do IMDb também foi médio, simbolizado com a nota 6,7. Apesar de não estar disponível atualmente no streaming brasileiro, a obra merece entrar na sua lista de filmes de ficção científica esquecidos!
Jake Horowitz e Sierra McCormick em cena de A Vastidão da Noite
Reprodução/IMDb
9. High Life: Uma Nova Vida (2018)
Outro ótimo filme de ficção científica que provavelmente você não conhece, mas deveria estar no seu radar é essa obra estrelada por Robert Pattinson (Mickey 17), Mia Goth (Pearl) e Juliette Binoche (O Paciente Inglês). O longa segue um prisioneiro que faz parte de um grupo de criminosos que aceitam trocar suas penas pela participação em uma missão espacial em direção a um buraco negro. Quando uma tempestade de raios cósmicos afeta a nave, a viagem toma rumos inesperados.
Com direção de Claire Denis (Bom Trabalho), High Life está disponível para aluguel e compra no Apple TV+ e no YouTube. Com ótima recepção da crítica, mas desempenho mediano para baixo entre a audiência geral, a produção soma 83% de aprovação da imprensa especializada no Rotten Tomatoes, mas apenas 42% do público na mesma plataforma, enquanto foi avaliado com a nota 5,7 pelos usuários do IMDb.
Robert Pattinson protagonizou o terror de ficção científica High Life: Uma Nova Vida
Reprodução/IMDb
10. Cidade das Sombras (1998)
Em uma cidade onde sempre está de noite, um homem acorda com amnésia suspeito de uma série de assassinatos que ele não lembra se cometeu ou não. Perseguido por um detetive, ele conta com a ajuda de um psiquiatra para desvendar os mistérios da realidade, enquanto se torna alvo de um grupo de criaturas sinistras com mente coletiva e capacidade de alterar a realidade física. Esse é o enredo de Cidade das Sombras, thriller de sci-fi disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, no Apple TV+ e no YouTube.
Escrito e dirigido por Alex Proyas (O Corvo), o longa conta com Rufus Sewell (Coração de Cavaleiro), William Hurt (O Beijo da Mulher-Aranha), Kiefer Sutherland (24 Horas) e Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante) no elenco principal. A produção conquistou 77% de aprovação da crítica e 85% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,6 no IMDb.
Cidade das Sombras se passa em um lugar em que a noite é eterna
Divulgação/Amazon Prime Video
Com informações de Collider (1 e 2), IMDb, JustWatch, MyDramaList e Rotten Tomatoes.
📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Mais do TechTudo
Initial plugin text