10 filmes de faroeste que ficam melhores quando você assiste pela segunda vez


Os grandes clássicos do faroeste nunca envelhecem e muitos deles ficam ainda melhores quando você decide revisitar suas histórias. Seja com tramas mais profundas, personagens cheios de nuances, diálogos com significados escondidos e até referências históricas que passam batido no início, produções como Rastros de Ódio (1956), Era Uma Vez No Oeste (1968) e Butch Cassidy (1969), disponíveis no Looke, Telecine e Disney+, comprovam a força e a atemporalidade do gênero.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 10 filmes de faroeste que ficam ainda melhores na segunda vez em que você assiste, misturando clássicos indispensáveis e produções mais recentes que revelam novas camadas a cada revisão. A seguir, veja mais informações a respeito de cada um dos títulos, bem como onde encontrá-los para assistir online. Confira!
🎬 10 filmes de faroeste inspirados em livros que valem a pena assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
John Wayne como o famoso xerife Rooster em cena de Bravura Indômita, papel pelo qual foi premiado com o Oscar de Melhor Ator
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você encontrará:
Bravura Indômita (1969)
Banzé no Oeste (1974)
Tombstone (1993)
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)
Os Imperdoáveis (1992)
Butch Cassidy (1969)
High Noon (1952)
Três Homens em Conflito (1967)
Rastros de Ódio (1956)
Era Uma Vez No Oeste (1968)
1. Bravura Indômita (1969)
Começando a lista com esse trabalho do cineasta Henry Hathaway (Torrentes de Paixão), a trama aqui acompanha Rooster Cogburn, um ex-xerife com problemas de alcoolismo que fica encarregado de ajudar uma adolescente a vingar a morte de seu pai, que foi brutalmente assassinado. Para isso, no entanto, eles terão que cruzar um território indígena e fugir de criminosos durante a jornada.
Estrelado por John Wayne (Onde Começa o Inferno) e Kim Darby (Resgate de uma Vida), o filme Bravura Indômita obteve uma pontuação de 7.4 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 87% da crítica especializada na plataforma Rotten Tomatoes. A obra pode ser vista no Telecine.
Bravura Indômita (1969) é um clássico do faroeste
Reprodução/IMDb
2. Banzé no Oeste (1974)
Nessa comédia de faroeste, o enredo se passa na pequena cidade de Rock Ridge, onde Bart, um xerife negro, é contratado para assumir o cargo no local. No entanto, lá e passa a enfrentar o racismo dos moradores, bem como bandidos e inúmeras trapalhadas. Com direção Mel Brooks (A História do Mundo – Parte I), estrelam o projeto Cleavon Little (Corrida contra o Destino) e Gene Wilder (O Jovem Frankenstein). Disponível para aluguel na Apple TV+, o longa-metragem Banzé no Oeste se destaca com nota 7.7 no IMDb e um índice de aprovação de 89% da imprensa no Rotten Tomatoes.
Banzé no Oeste é um faroeste de comédia que, atualmente, é mal visto por conta de suas piadas racistas
Reprodução/The Movie Database
3. Tombstone (1993)
Protagonizado pela dupla de atores Kurt Russell (O Enigma de Outro Mundo) e Val Kilmer (Top Gun – Ases Indomáveis), a narrativa aqui gira em torno de Wyatt Earp, um homem da lei do Velho Oeste, que retorna à cidade de Tombstone para ver os irmãos. No entanto, ao chegar lá, ele se depara com gangues impiedosas e conflitos que testarão sua coragem e a lealdade de seus aliados.
Com nota 7.8 no agregador IMDb e aprovação de 76% no Rotten Tomatoes, o longa-metragem americano Tombstone pode ser visto no Disney+ e conta ainda com direção assinada pelos diretores George P. Cosmatos (A Travessia de Cassandra) e Kevin Jarre (Os Mortos Não Mentem).
Tombstone – A Justiça Está Chegando é um faroeste de ação escrito por Kevin Jarre
Reprodução/IMDb
4. O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)
Dirigido por Andrew Dominik (O Homem da Máfia), o enredo aqui, disponível para aluguel no Amazon Prime Video, segue o lendário fora da lei Jesse James, que vive cercado por caçadores de recompensas. Um dia, entretanto, ele é traído por um membro de sua própria gangue, seu amigo Robert Ford.
Sobre a repercussão, a obra cinematográfica O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford angariou 7.5 no IMDb e uma taxa de aprovação de 76% da imprensa no Rotten Tomatoes. Já no elenco destacam-se nomes como Brad Pitt (Clube da LutaClube da Luta) e Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar).
O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford aborda temas como a busca por foragidos em troca de recompensas
Reprodução/IMDb
5. Os Imperdoáveis (1992)
Com direito a muita ação do começo ao fim, a trama acompanha Bill Munny, um pistoleiro aposentado, que resolve voltar à ativa por conta de um serviço com uma enorme quantidade de dinheiro envolvida. Contudo, mergulhando novamente na brutalidade e nas consequências da vida no Oeste, ele se depara com um inimigo e um xerife determinado.
Dirigido por Clint Eastwood (O Estranho sem Nome), que estrela ao lado do ator Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade), o filme Os Imperdoáveis se destaca positivamente com nota 8.2 no IMDb e aprovação de 96% dos especialistas na plataforma Rotten Tomatoes. Vale lembrar ainda que o projeto pode ser visto na HBO Max.
Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, Os Imperdoáveis ainda tem em seu elenco Gene Hackman e Morgan Freeman
Reprodução/The Movie Database
6. Butch Cassidy (1969)
Atualmente presente no catálogo do Disney+, esse longa americano promete muita adrenalina do começo ao fim. Isso porque esse bangue-bangue segue a história dos amigos Butch Cassidy e Sundance Kid, que, juntos, desafiam bancos e autoridades em uma jornada marcada por muitas perseguições.
Estrelado por Paul Newman (Rebeldia Indomável) e Robert Redford (Proposta Indecente), a produção americana tem nota 8 no IMDb e aprovação de 89% no RT. Já a direção ficou por conta de George Roy Hill (O Mundo Segundo Garp).
Butch Cassidy e Sundance é um dos 12 filmes de faroeste baseados em histórias reais que parecem até mentira
Reprodução/IMDb
7. High Noon (1952)
Em uma mistura de thriller e faroeste, esse longa traz nomes como Gary Cooper (A Árvore dos Enforcados) e Grace Kelly (Ladrão de Casaca) em seu elenco, e ele pode ser visto com exclusividade no Telecine. O enredo acompanha Will Kane, um xerife, que às vésperas de seu casamento, descobre que um criminoso busca vingança e percebe que terá de enfrentá-lo sozinho, já que os moradores da cidade de Hadleyville se recusam a ajudá-lo no confronto.
Com direção de Fred Zinnemann (A Um Passo da Eternidade), a obra cinematográfica High Noon obteve uma pontuação de 7.9 e uma taxa de aprovação de 94% da crítica especializada nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente.
O filme High Noon é uma mistura de thriller e faroeste e é repleto de muita tensão
Reprodução/IMDb
8. Três Homens em Conflito (1967)
Ambientada durante a Guerra de Secessão, a trama gira em torno de um pistoleiro, um bandido e um caçador de recompensas que, contra a vontade deles, acabam unindo forças para achar um tesouro. No entanto, cada um deles têm seus próprios planos e nenhum quer realmente dividir a fortuna.
Com direção de Sergio Leone (Era uma Vez no Oeste), estrelam a obra Clint Eastwood (Jurado Nº2) e Eli Wallach (Os Desajustados). O filme Três Homens em Conflito pontuou 8.8 no IMDb e possui aprovação de 97% no RT, além de estar presente no canal MGM+ (via Amazon Prime Video).
O diretor italiano Sergio Leone, de Três Homens em Conflito, quase não falava inglês quando o longa foi gravado
Divulgação/IMDb
9. Rastros de Ódio (1956)
Considerado um verdadeiro clássico do gênero faroeste, esse longa é repleto de aventura, além de ser também uma adaptação do romance de mesmo nome de Alan Le May. Com os astros John Wayne (Depois do Vendaval) e Jeffrey Hunter (Audazes e Malditos) no time de atuação, o enredo é situado em 1868 e acompanha Ethan Edwards, um veterano da Guerra Civil, que busca vingança contra um grupo de homens que atacou sua família.
Presente no Looke, o filme Rastros de Ódio se destaca com nota 7.8 no agregador IMDb e possui uma taxa de aprovação de 87% da crítica na plataforma Rotten Tomatoes. A direão do projeto é de John Ford (Paixão dos Fortes).
O longa-metragem Rastros de Ódio é um verdadeiro clássico do gênero faroeste
Divulgação/IMDb
10. Era Uma Vez No Oeste (1968)
E para concluir essa lista de filmes de faroeste que ficam melhores quando assistidos pela segunda vez, não poderíamos deixar de fora esse trabalho do diretor italiano Sergio Leone. Presente no Telecine, a trama da obra segue Jill McBain, uma viúva que, ao lado de um misterioso pistoleiro, se envolvem em uma batalha pelo controle de terras valiosas no Oeste, enfrentando vingança e corrupção.
Sobre a repercussão, Era Uma Vez No Oeste angariou 8.5 pontos no IMDb e possui aprovação de 96% dos especialistas na plataforma Rotten Tomatoes. No elenco, destacam-se Henry Fonda (12 Homens e uma Sentença) e Charles Bronson (Sete Homens e Um Destino).
Era Uma Vez no Oeste foi estrelado por Charles Bronson, após Clint Eastwood recusar o papel de protagonista
Reprodução/Rotten Tomatoes
Com informações de IMDb, Rotten Tomatoes e Screen Rant
📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Saiba Mais
t
Initial plugin text