10 animações que não foram indicadas ao Oscar de Melhor Filme, mas mereciam


Muitos filmes de animação caem nas graças do público e são considerados obras-primas, ainda mais por serem produções que agradam dos pequenos aos adultos. Apesar de serem aclamados, alguns desses títulos não foram indicados ao Oscar de Melhor Filme, mesmo merecendo. Disponíveis em streamings como Disney+ e Netflix, produções mais clássicas como A Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Shrek (2001), além da nova produção Flow (2024), ainda que tenham sido um sucesso, não foram indicados à principal categoria da premiação norte-americana.
Para quem gosta de boas animações e quer conhecer ou revisitar algumas dignas do Oscar de Melhor Filme, o TechTudo preparou uma lista com 10 produções que apesar de não terem sido indicadas à categoria, com certeza mereciam. Confira, a seguir, a sinopse, dublagem, repercussão e onde assistir cada uma.
🎬 Os 15 melhores animes da Netflix para assistir agora
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A Viagem de Chihiro é uma das principais produções do Studio Ghibli
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista de animações elaborada pelo TechTudo, você vai encontrar:
Pinóquio por Guillermo del Toro (2022)
Flow (2024)
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
O Rei Leão (1994)
Shrek (2001)
O Príncipe Do Egito (1998)
Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
WALL-E (2008)
Toy Story (1995)
A Viagem de Chihiro (2001)
1. Pinóquio por Guillermo del Toro (2022)
Produção realizada em stop motion pelo cineasta Guillermo del Toro (A Forma da Água), um dos grandes nomes do cinema mexicano, o longa é uma nova versão da história clássica de Pinóquio, um boneco de madeira esculpido por um homem solitário e que ganha vida magicamente. Sem entender o porquê de ser diferente das outras crianças, Pinóquio foge e parte em uma aventura para descobrir quem realmente é.
A produção foi premiada, chegando a ser eleita o Melhor Filme de Animação do Globo de Ouro em 2023. Gregory Mann (A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata) é a voz de Pinóquio e David Bradley (Harry Potter) é Gepetto, e o elenco de voz conta com outros grandes nomes como Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Cate Blanchett (Código Preto). No IMDb, Pinóquio tem nota 7.6, enquanto no Rotten Tomatoes garantiu 96% de aprovação da crítica. Está disponível na Netflix.
Pinóquio por Guillermo Del Toro é uma versão do clássico pelos olhos de um dos grandes cineastas dos últimos tempos
Divulgação/Netflix
2. Flow (2025)
Em um mundo distópico, o Gato tem seu lar destruído por uma inundação, e acaba encontrando refúgio em um barco, que também habita outras espécies. Apesar das diferenças, todos precisam se unir e passam a viver juntos em meio às adversidades. Apesar de não ter diálogos, Flow encantou o público através de sua representação do espírito animal.
O longa tem direção de Gints Zilbalodis (Longe), e foi vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2025, além de ser o primeiro filme da Letônia a vencer uma categoria da premiação. Flow tem nota 7.9 no IMDb e 97% de aprovação da crítica. Disponível no canal Filmelier+, no Amazon Prime Video.
Flow encantou o público com sua fofura e foi eleito o Melhor Filme de Animação no Oscar de 2025
Reprodução/IMDb
3. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Miles Morales é um menino comum, até que é atingido por uma teia radioativa e se torna o Homem-Aranha, seu grande ídolo. Após isso, ele decide visitar o túmulo de Peter Parker, mas acaba sendo surpreendido pelo próprio Peter, usando seu traje de herói escondido por baixo da roupa. É então que Miles descobre que aquele Peter veio de outra dimensão e que há diversas dimensões, com diferentes versões do amigo da vizinhança.
Dirigido por Peter Ramsey (Origem dos Guardiões), Homem-Aranha no Aranhaverso se tornou um sucesso e na dublagem em português tem Cadu Paschoal (Cobra Kai), Fernando Lopes (The Good Doctor), Luiza Cesar (Burn The Witch) e mais. No IMDb, o longa tem nota 8.4, enquanto no Rotten Tomatoes conta com 97% de aprovação da crítica. Está disponível na Netflix e Apple TV+.
Homem-Aranha no Aranhaverso explora os diferentes universos e apresenta várias versões do Homem-Aranha
Reprodução/IMDb
4. O Rei Leão (1994)
Um clássico da Disney que traz lágrimas e boas risadas a quem assiste, a trama segue o jovem leão Simba, herdeiro de todo um reino, que tem sua vida mudada ao presenciar a morte de seu pai. Ele foge e encontra refúgio na dupla Timão e Pumba, que o acolhe, e quando Simba se torna adulto, ele volta à sua terra para salvá-la das garras de seu tio Scar. Dirigido por Roger Allers (A Pequena Sereia) e Rob Minkoff (O Pequeno Stuart Little), O Rei Leão foi amplamente aclamado pela crítica e considerado por muitos a melhor animação de todos os tempos.
Apesar de não ter sido indicado à categoria de Melhor Filme no Oscar, o longa garantiu as estatuetas de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original. Na dublagem em português, O Rei Leão conta com nomes como Garcia Júnior (A Bela e a Fera), Pedro Lopes (Aladdin) e Mauro Ramos (Monstros S.A.). A produção tem nota 8.5 no IMDb, além de 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Disponível no Disney+.
O Rei Leão é um clássico da Disney e acompanha a jornada de Simba até se tornar rei
Reprodução/IMDb
5. Shrek (2001)
Considerado uma das animações mais influentes dos anos 2000 e um dos grandes sucessos do estúdio DreamWorks, o que lhe garantiu três sequências e uma quarta confirmada. A história acompanha o ogro Shrek, que tem sua vida tranquila interrompida, quando vários personagens dos contos de fadas se mudam para o seu pântano por ordem do lorde Farquaard, um homem maligno que deseja ser rei. Para ter sua tranquilidade de volta, Shrek faz um acordo com ele: o ogro resgata a princesa Fiona e leva para Farquaard, e o lorde retira os novos moradores do pântano.
Dirigido Andrew Adamson, que também trabalhou nos filmes seguintes, e Vicky Jenson (Espanta Tubarões), Shrek é um longa que mistura fantasia e humor, trazendo muito sarcasmo, sendo perfeita para crianças e adultos. O elenco de voz brasileiro conta com nomes como Mauro Ramos (O Rei Leão), Mário Jorge Andrade (Carros) e Fernanda Crispim (Princesa Mononoke). No IMDb, Shrek recebeu avaliação de 7.9, enquanto no Rotten Tomatoes, 88% de aprovação da crítica. Pode ser assistido no Prime Video.
Shrek é uma animação divertida e que encanta dos mais novos aos mais velhos
Divulgação/IMDb
6. O Príncipe Do Egito (1998)
Mais uma produção da DreamWorks, o longa narra a história de Moisés, um judeu adotado e que vive como um príncipe egípcio, mas que ao descobrir suas verdadeiras origens, abandona a vida no palácio para salvar o povo hebreu. Abrindo o Mar Vermelho milagrosamente, Moisés consegue libertar os hebreus escravizados e os ajuda a saírem do Egito.
Baseado no livro do Êxodo, da Bíblia, o longa tem direção de Simon Wells e Steve Hickner (Por Água Abaixo), e está disponível no Prime Video. A dublagem nacional tem grandes nomes, como Guilherme Briggs (One Piece), Garcia Júnior (O Rei Leão) e Vera Miranda (Star Wars). No IMDb, O Príncipe do Egito tem nota 7.2. Já no Rotten Tomatoes, garantiu 79% de aprovação da crítica.
O Príncipe do Egito é baseado em livro bíblico que narra a história de Moisés
Divulgação/DreamWorks
7. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Com inveja da beleza da jovem Branca de Neve, a Rainha Má manda matá-la, mas a menina consegue escapar e vai viver em uma floresta, junto de sete anões. Quando a vilã descobre que Branca de Neve está viva, ela envenena a jovem com uma maçã, e apenas um beijo de amor verdadeiro poderá salvá-la. Baseado no conto dos Irmãos Grimm, o longa foi a primeira animação da Disney e o primeiro totalmente colorido do mundo, contando com direção de David Hand (Bambi).
A dublagem em português tem Maria Alice Barreto (A Bela Adormecida), João Alberto Perssom (A Espada Era a Lei), Lourdes Mayer (Aristogatas) e mais. Disponível no Disney+, a animação tem nota 7.6 no IMDb e 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro filme de animação dos estúdios Disney
Reprodução/Amazon Prime Video
8. WALL-E (2008)
Quando a Terra é destruída, a humanidade é obrigada a viver em uma nave, deixando robôs no planeta para limpá-lo. Conforme o tempo passa, o pequeno Wall-E é a única máquina restante, vivendo sozinho e colecionando objetos que despertam sua curiosidade, ao mesmo tempo que continua na sua missão de limpeza. Até que, certo dia, ele é surpreendido com a chegada de Eva, um robô de última geração. Mesmo desconfiado, Wall-E fica curioso com a nova companhia e logo se vê apaixonado por Eva.
Filme dos estúdios Pixar dirigido por Andrew Stanton (Procurando Nemo), Wall-E é divertido e sensível, o que lhe rendeu o Oscar de Melhor Animação em 2009. Disponível no Disney+, a produção tem nota 8.4 no IMDb e 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Wall-E é um dos grandes sucessos da Disney e foi vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2009
Reprodução/IMDb
9. Toy Story (1995)
Com a chegada do aniversário de Andy, todos os seus brinquedos ficam nervosos, com medo de serem substituídos por novos brinquedos. O caubói Woody é o preferido do menino, e quando Andy ganha Buzz Lightyear, o patrulheiro espacial, toda a atenção vai para o novo companheiro. Enciumado, Woody tenta dar uma lição em Buzz, o que acaba derrubando os dois de uma janela e os leva em uma aventura para voltar para casa.
Uma das franquias mais famosas da Disney, Toy Story também se tornou um clássico da animação e até hoje é relembrado com nostalgia pelo público. Dirigido por John Lasseter (Vida de Inseto), o longa recebeu três sequências e tem mais uma prevista para 2026, e Marco Ribeiro (Homem de Ferro) e Guilherme Briggs (One Piece) são as vozes nacionais de Woody e Buzz, respectivamente. No IMDb, Toy Story garantiu nota 8.3, enquanto no Rotten Tomatoes alcançou 100% de aprovação da crítica.
Acompanhando as confuões de Woody, Buzz e seus amigos, Toy Story é uma das principais animações da Disney
Reprodução/Disney
10. A Viagem de Chihiro (2001)
Uma das principais produções do aclamado Studio Ghibli e dirigido por Hayao Miyazaki (O Menino e a Garça), considerado um dos principais cineastas do Japão, a trama segue Chihiro, uma menina que se muda para uma nova cidade com sua família. Ao longo do caminho, seu pai decide pegar um atalho, que acaba levando todos para um mundo mágico. Lá, Chihiro vê seus pais serem transformados em porcos, ao mesmo tempo que ela é forçada a trabalhar para se manter a salvo e se encontra em um mundo cercado por criaturas dos mais diferentes tipos. Apesar de assustada, ela está determinada a salvar seus pais e voltar para o seu mundo, e logo se une a Haku, um garoto misterioso.
A Viagem de Chihiro foi a primeira produção de língua não-inglesa a levar a estatueta de Melhor Animação, na edição de 2003 do Oscar. Disponível na Netflix com dublagem em português, o elenco de voz tem Ana Elena Bittencourt (Meu Malvado Favorito) e Eduardo Drummond (O Príncipe Dragão) como Chihiro e Haku, respectivamente. No IMDb, a produção tem nota 8.6, enquanto no Rotten Tomatoes garantiu 96% de aprovação da crítica.
A Viagem de Chihiro foi a primeira animação de língua não-inglesa a levar uma estatueta do Oscar
Reprodução/Netflix
Com informações de Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Rotten Tomatoes, IMDb e Collider.
📽️Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Saiba Mais
Initial plugin text